Educação | 8 minutos de leitura

A minha escola precisa de uma equipe de TI para implementar um projeto de tecnologias?

08 de April de 2024
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Um projeto de tecnologia educacional deve ter como objetivo potencializar o ensino, mas, para que chegue ao sucesso, é preciso que toda a base técnica seja eficiente. Quando são adotadas boas práticas na implementação, o projeto caminha com autonomia, facilidade, agilidade e escalabilidade, e isso é possível ser alcançado com equipes próprias de TI ou terceirizadas.

O uso de tecnologias não pode mais ser dissociado da rotina escolar e podemos afirmar que é fundamental para o desenvolvimento de estudantes mais preparados para os desafios da vida atual ao proporcionar alfabetização e letramento digital, potencializar a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos, oferecer recursos para o futuro profissional e proporcionar mais segurança para a vida online com uma compreensão mais crítica do ambiente digital, entre outras habilidades essenciais.

Além disso, tecnologias permitem que alunos tenham acesso a recursos educacionais conectados com a sua realidade, mais dinâmicos e interativos, facilitando a compreensão e o aprendizado. Também ajuda os professores a diversificarem as suas estratégias de ensino, tornando as aulas mais atrativas e eficazes. No aspecto social, elas contribuem para a construção de um mundo mais inclusivo, igualitário e sustentável.

Escolas de diferentes perfis podem adotar a tecnologia em seus processos pedagógicos, criando projetos personalizados que se adequam às necessidades específicas de cada instituição, possibilitando uma educação transformadora e mais competitiva, independentemente de seu porte ou cenário financeiro.

Por onde começar?

A implementação de um projeto de tecnologia é prevista pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e deve mobilizar líderes, educadores e profissionais de TI.

O primeiro passo para trazer a tecnologia para a escola é planejar e definir claramente os objetivos educacionais esperados, identificando quais são as demandas específicas da instituição de ensino, dos professores e dos alunos para garantir que a implementação seja direcionada e eficaz.

Com o planejamento em mãos é o momento de escolher as tecnologias que melhor atendam a essas necessidades e que estejam alinhadas com os objetivos educacionais propostos, considerando dispositivos e recursos multimídias robustos, seguros e que tornem o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Igualmente importante é oferecer formação e capacitação para os professores e funcionários, a fim de garantir que eles estejam preparados para utilizar as novas tecnologias de forma eficaz. Esse movimento deve ser constante, para que todos os envolvidos estejam sempre atualizados para lidar com as inovações que surgirem.

Além da capacitação, para que um projeto de tecnologia receba o engajamento necessário, é preciso envolver toda a comunidade escolar, convidando as lideranças para processos decisórios, ouvindo e aproximando corpo docente e demais colaboradores e incluindo pais e responsáveis no processo, oferecendo recursos para que possam apoiar seus filhos no uso das tecnologias educacionais.

Durante a implementação, a tecnologia deve ser integrada nos processos de aprendizagem de forma significativa, proporcionando oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades digitais, colaboração, pensamento crítico e criatividade, entre outras potencialidades. Pode ser integrada aos processos de ensino de diversas maneiras e de forma interdisciplinar, conectando diferentes áreas do conhecimento.

Outra questão importante é considerar o uso de softwares de gestão escolar e de classe, que apoiam lideranças na condução do projeto e professores na avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos, com feedback mais rápido e eficiente.

Entre os primeiros passos também está a preparação técnica e física para a implementação, como infraestrutura de rede, internet e definição e integração de sistemas, entre outras atribuições da equipe de TI.

E agora veremos mais sobre isso.

Aspectos técnicos na implementação de tecnologias educacionais.

A implementação no aspecto técnico envolve a instalação e configuração de equipamentos e softwares, além do treinamento dos usuários e acompanhamento contínuo para avaliar a eficácia do projeto, realizando ajustes conforme necessário. O suporte para a solução de problemas, quando ocorrerem, deve ser rápido e eficiente.

Os desafios técnicos na implementação de projetos de tecnologia educacional podem variar de acordo com cada instituição de ensino. Estes são os principais:

  • Infraestrutura de rede: é preciso garantir uma infraestrutura de rede robusta e confiável para suportar a conectividade e o acesso aos recursos educacionais online.
  • Integração de equipamentos e softwares: assegurar a compatibilidade e a integração entre os diferentes equipamentos (como computadores e/ou tablets) e softwares (sistemas de gestão, plataformas educacionais, aplicativos etc.) utilizados no projeto.
  • Segurança de dados: proteger os dados dos alunos e professores, garantindo a privacidade e a segurança das informações pessoais e acadêmicas.
  • Acesso protegido: garantir, igualmente, a segurança dos estudantes no uso dos dispositivos para fins exclusivamente pedagógicos, com controle de acesso limitado apenas a aplicativos e conteúdos aprovados.
  • Acesso equitativo: superar desafios de acesso à tecnologia, garantindo que todos os alunos e educadores tenham acesso equitativo por meio de recursos de acessibilidade e de uso compartilhado, mas ainda sim personalizado, quando necessário.
  • Capacitação e suporte técnico: fornecer orientações adequadas para professores e alunos sobre o correto uso dos dispositivos, bem como suporte contínuo para lidar com questões técnicas e operacionais.
  • Manutenção e atualização: garantir a manutenção adequada dos equipamentos e a atualização constante do software, a fim de evitar problemas de obsolescência prematura e garantir a eficácia contínua do projeto.

Esses desafios exigem planejamento cuidadoso, investimento adequado e colaboração entre diferentes partes interessadas para garantir o sucesso da implementação do projeto, assim como um TI dedicado, quer seja um colaborador ou um time da escola, ou uma empresa terceirizada para prestar o serviço.

Qual o papel do TI na implementação.

Para implementar um projeto de tecnologia educacional é essencial que o TI entenda o que está em desenvolvimento ou o que foi desenvolvido, as demandas e fluxos dentro do cronograma e as soluções tecnológicas que serão utilizadas.

Em qualquer um dos casos, por meio de profissional próprio, autônomo ou uma empresa parceira, é preciso conhecimento especializado, porém existem tecnologias mais simples e outras mais complexas quando falamos da implementação de dispositivos.

As vantagens de ter um departamento de TI interno incluem a capacidade de personalizar soluções para atender às necessidades específicas da escola, maior controle sobre a segurança e a privacidade dos dados e a capacidade de resposta mais rápida às necessidades que surgirem. No entanto, as desvantagens podem incluir custos mais elevados devido à necessidade de contratar e manter pessoal qualificado, bem como a necessidade de investir em infraestrutura e atualizações tecnológicas constantemente.

Neste cenário, a principal vantagem de ter um TI terceirizado é a redução de custos, já que a escola não precisa arcar com os gastos de contratação e manutenção de uma equipe própria. Além disso, as empresas que oferecem este tipo de serviço têm especialização e experiência, o que pode resultar em um suporte técnico mais eficiente e com soluções mais inovadoras.

A Sejunta é um Apple Authorised Education Specialist que apoia escolas na transformação do ensino por meio de tecnologias Apple oferecendo suporte e recursos pedagógicos, além de apoio técnico e administrativo, unindo tecnologia e educação com significado, rentabilidade e eficiência mercadológica e pedagógica.

Para apoiar o TI de escolas parceiras, atua de forma integrada aos projetos, proporcionando a personalização e a segurança necessária e oferecendo treinamentos que permitem gestões autônomas e descomplicadas pelos profissionais da própria instituição, sem interferir na disponibilização de um suporte técnico rápido e eficiente sempre que necessário.

Além disso, as tecnologias Apple recomendadas pela Sejunta são mais rentáveis do ponto de vista da implementação técnica, pois são fáceis de implementar, duráveis e exigem pouca atenção do TI durante o seu ciclo de vida, que chega a mais que o dobro que de outras tecnologias (cerca de 5 anos).

Se a melhor opção para a instituição de ensino for a terceirização do serviço de TI, o time de especialistas da Sejunta atua com a mesma dedicação, segurança, agilidade e desempenho para que a implementação saia do papel e aconteça por meio de todas as boas práticas que um projeto de sucesso exige.

Para saber mais sobre como começar o seu projeto de tecnologia educacional, conheça o e-book “Guia de implementação da tecnologia Apple nas escolas”. Produzido pela Sejunta, ele traz o passo a passo da implementação de tecnologias educacionais, desde o preparo da escola até os resultados que poderão ser obtidos.

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