Educação | 8 minutos de leitura

Por que adotar tecnologias na educação?

24 de January de 2024
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Adotar tecnologias na educação pode trazer diversos benefícios, como aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos, tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, proporcionar acesso a uma variedade de recursos educacionais online, estimular a criatividade e a inovação, facilitar a comunicação entre alunos e professores e preparar os estudantes para o mundo digital de hoje e do futuro. Além disso, a tecnologia pode ajudar a personalizar o ensino, atendendo às necessidades individuais dos alunos e promovendo uma educação mais inclusiva.

A pergunta também foi tema do SejuntaCast, podcast da Sejunta sobre educação e tecnologia, e, neste artigo, contaremos o que os convidados Adalberto Castro (Supervisor de Tecnologia Educacional do Grupo SEB) e Tatiana Mendes (Head de Tecnologia Educacional da rede de escolas Lourenço Castanho) falaram sobre o assunto com Guilherme Camargo e Yuri Ribeiro da Sejunta.

Guilherme abriu a conversa explicando que para a Sejunta a educação é um movimento coletivo e que a ideia dos encontros é sempre promover reflexões mais abrangentes sobre os temas propostos, discutindo casos reais com especialistas e lideranças que possam inspirar outros gestores em suas trilhas de transformação digital.

Sendo cada escola única, com suas próprias propostas de ensino, não há uma única resposta, ou tão pouco fórmulas prontas, para um assunto tão profundo quanto o impacto das tecnologias em suas rotinas.

Para Tatiana, as tecnologias devem ser usadas na escola por diversos motivos. Elas potencializam a aprendizagem com novas formas de ensinar, aprender e de compartilhar, desenvolvem novas habilidades e competências e ajudam a superar limitações. Ela acredita que a tecnologia é uma excelente ferramenta para ampliar a capacidade humana em todos os aspectos, empoderando professores e estudantes, que devem ser os protagonistas de seu aprendizado. E conclui que é impossível falar de educação no século 21 sem tecnologias.

Adalberto trouxe um exemplo prático, mostrando como a tecnologia apoia uma gestão de aula muito mais assertiva e personalizada. Com aplicativos como o Projeto Escolar da Apple, o professor recebe dados sobre o aproveitamento da turma em avaliações ou mesmo tarefas do dia a dia de forma imediata, o que permite entender o que cada estudante aprendeu e o quanto aprendeu e assim ter recursos para planejar as próximas aulas de acordo com essas informações.

Essa é uma das formas de ter o aluno no centro do aprendizado. Com dados sobre o seu progresso, é possível acompanhar a sua jornada de desenvolvimento muito mais de perto e com um olhar ainda mais personalizado.

Por meio de tecnologias educacionais, o foco deixa de ser a apresentação da aula pelo professor e passa a ser a produção do aluno, que tem acesso a novas formas de expressar as suas ideias, de se comunicar, de desenvolver a sua criatividade e de aprofundar mais os assuntos que lhe são apresentados. Esse é o tão esperado protagonismo, segundo Adalberto.

As competências 4 e 5 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) também foram citadas por reforçar a importância do uso de tecnologias educacionais para atender às novas demandas da educação:

“4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”

“5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Tatiana aponta como os currículos de programação, por exemplo, apoiam essas diretrizes desenvolvendo pensamento computacional em crianças e jovens que são importantes em qualquer área, pois trazem um pensamento mais organizado e estruturado para a solução de problemas complexos, assim como o hábito da experimentação, com erros e acertos até se chegar ao objetivo final.

A convidada também destaca que a conscientização sobre a importância de tecnologias na escola deve começar pelas lideranças. Enquanto alunos são totalmente receptivos ao uso no ambiente escolar, professores de diferentes gerações ainda podem se sentir inseguros com tais mudanças e por isso cabe à gestão liderar esse processo, ouvindo a comunidade escolar e proporcionando, de forma segura, que as tecnologias sejam usadas com significado para promover letramento e alfabetização digital para todos, facilitando o desenvolvimento profissional do corpo docente e oferecendo melhores experiências de aprendizagem para estudantes mais preparados para o futuro.

As lideranças devem ser responsáveis pela mobilização e pela transformação, com sintonia e sincronia, desenvolvendo planejamentos que façam muito mais do que simplesmente adquirir dispositivos. É um processo de construção de uma nova cultura digital.

No aspecto de segurança, Adalberto lembra que ainda é comum pais e responsáveis sentirem dúvidas sobre o uso de tecnologia na escola devido a pontos importantes como o excesso de exposição às telas e os perigos das interações online, por exemplo.

Segundo ele, é um sentimento compreensível e que nesta hora é importante mostrar aos responsáveis que o uso na escola em nada tem a ver com o uso doméstico com o qual estão acostumados.

Boas práticas e recursos de gerenciamento da Apple são usados para que a implementação seja muito segura para todos. A privacidade dos dados dos usuários é respeitada com integridade e ferramentas garantem que os dispositivos estejam sendo usados somente para fins pedagógicos.

Além disso, é na escola que os estudantes serão orientados sobre segurança digital, a ter pensamentos críticos sobre as suas descobertas e a refletir sobre boas condutas online. Ou seja, a criança é preparada, desde cedo, para ter um comportamento mais seguro e construtivo no ambiente online, dentro e fora da escola. As tecnologias educacionais permitirão que desenvolvam habilidades essenciais ao seu futuro profissional como criatividade, capacidade de resolver problemas complexos, colaboração e muitas outras, com segurança.

A Apple é lembrada pelos participantes como a primeira empresa de tecnologia a ter uma visão diferenciada para a educação, desenvolvendo todo um ecossistema que inclui dispositivos, aplicativos, currículos e trilhas de capacitação profissional que apoiam as escolas no atendimento de todas as necessidades pedagógicas do ensino atual, inclusive no que diz respeito à inclusão e à acessibilidade.

Estudantes que vivem em algum tipo de sombra, quer seja por timidez, dificuldades específicas ou mesmo comportamentos desafiadores, podem ser alcançados com o uso da tecnologia, trazendo-os para o centro de processos com técnicas muito mais engajadoras e motivadoras, que lhes permitem se comunicar e se expressar melhor.

Os recursos de acessibilidade do iPad foram então citados, como o exemplo do leitor de tela com lupa para crianças com dificuldades de visão e outros desenvolvidos para condições especiais auditivas, motoras e cognitivas, que garantem a todos as mesmas oportunidades de aprendizagem.

Indo além, os convidados apontam que com todos esses benefícios, a escola também é impactada do ponto de vista mercadológico. Com melhores resultados em avaliações nacionais como o ENEM e na maior aprovação em vestibulares, a retenção de alunos e o aumento de matrículas é uma das consequências.

O assunto trouxe à tona novamente a importância dos dados. Uma vez que não é possível em qualquer área um gestor alcançar êxito sem monitorar, a Sejunta oferece para as escolas uma plataforma (Dashboard da Sejunta) desenvolvida com todas as boas práticas Apple para apoiar líderes em seus projetos de tecnologia educacional, com informações em tempo real organizadas para facilitar decisões estratégicas.

No SejuntaCast “Por que usar tecnologias na educação?”, os participantes discutiram a sua importância e como elas se destacam para potencializar novas formas de ensinar e aprender com propósito e segurança digital, desenvolvendo habilidades essenciais ao século 21. Confira como todos esses assuntos foram aprofundados aqui, no episódio completo disponível em nossos canais.

Para seguir com o tema e conhecer algumas formas sobre como usar a tecnologia para inovar em sala de aula, leia também este artigo e Sejunta com a gente!