Educação | 8 minutos de leitura

Tecnologia facilitam, aprimoram e valorizam a aprendizagem

22 de April de 2024
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

O futuro do ensino-aprendizagem é conectado, colaborativo, criativo e pessoal. Por isso, não há mais como pensar em uma educação de excelência sem falarmos de inovação e da tecnologia necessária para esse processo.

Nos últimos anos, escolas e educadores têm investido cada vez mais em novas formas de ensinar, reinventando-se para motivar, apoiar e engajar estudantes nativos digitais, que precisam de estímulos conectados com a sua realidade para o desenvolvimento da criatividade, do protagonismo, da autonomia, do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas complexos, entre outras habilidades essenciais. E a tecnologia é a ferramenta que mais tem apoiado a educação nesse contexto.

O uso de tecnologia em escolas inovadoras já faz muito mais do que apenas substituir a caneta e o papel (inclusive, o meio ambiente agradece). Elas, principalmente, têm tornado possível um ensino mais estimulante, oferecendo aos estudantes espaço para testar e investigar, recursos para observar por novos ângulos, formas diferentes de interagir com os conteúdos e a oportunidade de compartilharem as suas descobertas, entre outras experiências que facilitam, aprimoram e valorizam a aprendizagem.

Dicas para aproveitar o melhor das tecnologias educacionais.

Na educação, a tecnologia é composta por estrutura, hardwares, softwares e metodologias, que juntos devem promover a alfabetização e letramento digital e potencializar o ensino-aprendizagem.

Apesar da adoção de tecnologias educacionais já ser comum, ainda falta um grande percurso para a maioria das escolas fazerem um uso verdadeiramente transformador. Para isso, além de oferecer a estrutura física e comprar dispositivos, é preciso repensar os métodos de ensino e de avaliação, capacitar os educadores e ter um projeto de implementação que atenda aos objetivos pedagógicos e mercadológicos da instituição.

Veja algumas dicas para aproveitar o melhor das tecnologias educacionais:

  • Para desenhar o projeto de implementação de tecnologias educacionais, ouça coordenadores, educadores, famílias e alunos e leve em consideração as suas experiências. Compartilhe os resultados e inclua a comunidade escolar no seu projeto. Inclua também bons especialistas da área para que as suas decisões possam ser baseadas em dados qualificados.
  • Existem diferentes opções de tecnologias educacionais no mercado. Decida por aquelas que ofereçam aos alunos a possibilidade de explorar novas maneiras de aprender, criar e se expressar em qualquer área, idade e ambiente. Além de facilidade de uso, implementação e gestão, que tenham durabilidade, segurança para os usuários e que sejam bons investimentos também do ponto de vista financeiro.
  • Com tecnologias com as características acima em mãos, incentive experiências instigantes em diferentes lugares, dentro ou fora da escola. Explore espaços e oportunidades para ampliar ainda mais a criatividade dos alunos. Ofereça liberdade de expressão e movimento.
  • Use as características colaborativas das tecnologias educacionais para realizar um melhor gerenciamento de aula por meio do compartilhamento de dados, documentos e projetos. Aplique também entre os alunos, permitindo que compartilhem as suas experiências e apoiem uns aos outros.
  • Use a tecnologia para coletar e analisar dados sobre o desempenho dos alunos e assim permitir a personalização do ensino, adaptando o conteúdo e as atividades ao ritmo e nível de conhecimento de cada um quando necessário e oferecendo feedback individualizado para que possam ser mais bem estimulados.
  • Personalize também o ensino com recursos de acessibilidade permitindo que estudantes com necessidades específicas tenham a mesma oportunidade de aprender por meio de conteúdos direcionados e dispositivos com interface que leve em consideração a priorização das informações mais importantes para cada perfil e com os recursos audiovisuais e motores necessários.
  • Crie ambientes de aprendizagem flexíveis para o desenvolvimento da autonomia: incentive o aluno a administrar o tempo, a sintetizar informações e a buscar apoio de forma proativa. Para uma aprendizagem com criatividade, conecte os conteúdos com o mundo real, estimule interações socioemocionais e fomente a curiosidade nas atividades dentro ou fora da escola.
  • Traga a criatividade para o centro da aprendizagem para engajar os alunos, usando a tecnologia para expandir o conhecimento por meio de ferramentas e aplicativos onde possam se aprofundar nos conteúdos de diferentes formas, como produções multimídia e de realidade aumentada.
  • Repense os formatos de avaliação, usando a tecnologia educacional para promover soluções mais motivadoras para os alunos e mais assertivas para educadores por meio da obtenção de informações mais precisas.
  • Use a tecnologia para reduzir a carga burocrática dos professores de modo que eles tenham mais tempo para se dedicar ao planejamento das aulas, à formação continuada e para novas práticas de ensino, cada vez mais inovadoras. Professores proficientes em tecnologia educacional são mais inspiradores, ajudando os alunos a se tornarem mais autoconfiantes para desenvolverem as suas habilidades e a terem melhor desempenho na aprendizagem.

Desmistificando o uso da tecnologia na escola.

O medo do desconhecido, característica naturalmente humana, ocorre também no que diz respeito às tecnologias, inclusive ao seu uso na escola. Quando as pessoas não entendem como elas funcionam, temem seus efeitos e criam mitos que se tornam barreiras limitantes na exploração de todo o seu potencial.

Provavelmente um dos mitos mais compartilhados é o de que os alunos sabem mais de tecnologia do que os professores. Embora seja verdade que a geração atual é nativa digital, a maioria dos estudantes usa o celular ou computador apenas para acessar redes sociais, jogar, assistir vídeos e conversar com colegas e isso não quer dizer que dominam as habilidades necessárias para estarem inseridos no ambiente online. Por isso, neste cenário, os professores precisam compreender que ter acesso às tecnologias é diferente de saber usar e que são os mediadores certos para ensinar a forma crítica, reflexiva, produtiva e segura de usá-las.

Seguindo o mesmo raciocínio, podemos derrubar outro mito que assombra muitos professores que temem que a tecnologia vá substituí-los. Na verdade, hoje temos o educador em um novo papel, como mediador do conhecimento e guia para que crianças e jovens façam o melhor uso das tecnologias. Embora o alto volume e o fácil acesso às informações seja um fato, o professor orientará o estudante sobre onde procurar, como analisar, a refletir, a identificar interações e conteúdos perigosos, como se relacionar no ambiente online com segurança e como transformar informação e experiências digitais em um aprendizado útil para o seu desenvolvimento. Ou seja, o professor continuará sendo essencial na educação desta e das futuras gerações.

Outro mito importante, que deve ser eliminado, é o de que somente professores recém-formados e/ou mais jovens se adaptam facilmente às tecnologias educacionais. Na verdade, operacionalmente, existem tecnologias muito fáceis de usar e totalmente intuitivas. Sob o ponto de vista pedagógico, a inovação é um processo constante e profissionais da educação que desejam se manter atualizados precisarão investir continuamente em capacitação, assim como já está ocorrendo em diversas áreas. São muitos os cursos disponíveis, tanto presenciais quanto online, e lideranças precisam apoiar essas iniciativas. Desta forma, estar preparado para o novo é uma habilidade possível para qualquer professor, de qualquer geração.

Por último e não menos importante, a tecnologia não serve apenas para deixar uma aula mais divertida. Ou, quanto mais ferramentas o professor aplica, melhor fica a aula. Embora deixe a experiência mais dinâmica e envolvente, este não é o único objetivo. É importante lembrar que as tecnologias educacionais tornam os estudantes mais preparados para lidar com os desafios da vida digital e do futuro profissional, desenvolvendo habilidades essenciais como criatividade, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas complexos, colaboração, protagonismo, autonomia e muitas outras. E isso está ligado a um uso com significado e que independe da quantidade de recursos utilizados.

Conclusão

Escolas em todo o mundo estão inovando no ensino-aprendizagem por meio de tecnologias que facilitam, aprimoram e valorizam a educação.

Além de promoverem o maior engajamento dos alunos nativos digitais, proporcionam experiências mais conectadas com a realidade do estudante, possibilitam a personalização do ensino, oferecem acessibilidade e novas formas de aprender, conscientizam sobre usos mais responsáveis e colaboram para a sustentabilidade do meio-ambiente. As tecnologias educacionais também fortalecem lideranças e trazem resultados mercadológicos, como o enriquecimento do perfil do corpo docente e a melhoria dos resultados acadêmicos, que geram mais retenção e novas matrículas.

A Sejunta é uma Apple Authorised Education Specialist reconhecida pela Apple, que atua como facilitadora para a aquisição de dispositivos e que oferece suporte completo para a criação de novas culturas digitais. Por meio de pacotes de serviços que atendem integralmente a todas as demandas que envolvem a implementação de um projeto de tecnologia, do pré-planejamento ao gerenciamento continuado, a Sejunta potencializa os impactos positivos no uso de tecnologias nos aspectos técnico, pedagógico e administrativo.

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