A expansão das Tecnologias Digitais e seus impactos na aprendizagem, trabalho, entretenimento, saúde e diversas outras áreas é cada vez mais intensa. Nesse contexto, a habilidade de criar tecnologias para expressão criativa e a resolução de problemas se apresenta como essencial na formação de cidadãos e profissionais do futuro. Compreender os processos de criação de soluções digitais, além de competências técnicas, possibilita o desenvolvimento de pensamento lógico e um olhar crítico e objetivo sobre o papel da tecnologia na sociedade.
A BNCC apresenta, como Competência Geral, “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. De acordo com a base e diversos parâmetros curriculares do Brasil e do mundo essas competências podem e devem ser desenvolvidas em qualquer disciplina, por meio de projetos significativos, jogos ou atividades interdisciplinares.
A programação é o encadeamento de comandos em linguagens de programação, que são interpretadas e executadas por computadores para realizar as mais diversas tarefas. Na base desta prática está o Pensamento Computacional, uma maneira baseada em conceitos e práticas computacionais para formular problemas e buscar suas soluções. O pensamento computacional é um importante aliado na relação com a tecnologia, mas sua aplicação não se limita a este campo. Suas bases são compatíveis com a resolução de uma ampla gama de problemas e seu desenvolvimento na educação básica tem se mostrado tão importante quanto o pensamento lógico, matemático, científico e a alfabetização.
Este curso, criado em parceria com a Hifa Educação, traz bases teóricas, recursos e estratégias para que você possa aprender e ensinar Programação e Pensamento Computacional em suas aulas. É destinado para professoras e professores de todos os níveis da educação básica e tem como principal objetivo tirar o mistério sobre o funcionamento dos computadores e a sensação de que programar e ensinar a programar é inalcançável.
A programação é possível para todas e todos. A SeJunta, então, te convida a se aventurar e desenvolver essa nova competência para resolver e ensinar a resolver problemas.
A primeira aula do curso da Sejunta é gratuita, para que você possa experimentar o curso antes de tomar uma decisão e, caso você não goste do curso, você poderá solicitar a devolução do valor pago no curso em até 7 dias :)
Este curso retornará ao valor de R$199,90 assim que retornarmos às atividades presenciais por completo, aproveite!
Divirta-se!
Time da Sejunta