Peer instruction é uma metodologia desenvolvida pelo professor de Física da Universidade de Harvard (Estados Unidos), Eric Mazur, remetendo-se à “Instrução entre Pares”. Ele começou a aplicá-la em suas aulas na década de 1990 após observações feitas em sua própria sala de aula, quando os alunos discutiam os conceitos entre si e uns aprendiam com os outros, potencializando o rendimento de aprendizagem.
O processo consiste em proporcionar um ambiente onde seja possível alterar a dinâmica da sala de aula para que os alunos aprendam uns com os outros de forma colaborativa e haja auxílio entre eles no entendimento dos conceitos da disciplina, para então o professor possa aperfeiçoar o aprendizado através de questões direcionadas e alinhadas aos objetivos de aprendizagem propostos.
O contexto inclui uma leitura prévia oferecida pelo professor para alinhamento dos conceitos envolvidos no estudo, uma breve explanação do professor, em sala de aula, sobre o conceito a ser estudado, para então propor questões de múltipla escolha para validar a aprendizagem. Em não se alcançando a meta desejada de entendimento sobre os conceitos, o professor promove a discussão entre pares e solicita que refaçam o teste em pares. Assim, revalida a aprendizagem até que todos acertem as questões propostas. Após atingir 100% do contexto de aprendizagem, o professor passa para o conceito seguinte na disciplina. Assim, o professor direciona os pontos que precisam ser mais enfatizados e promove um encerramento alinhado à expectativa da aprendizagem.
A primeira aula do curso da Sejunta é gratuita, para que você possa experimentar o curso antes de tomar uma decisão e, caso você não goste do curso, você poderá solicitar a devolução do valor pago no curso em até 7 dias :)
Este curso retornará ao valor de R$599,90 assim que retornarmos às atividades presenciais por completo, aproveite!
Divirta-se!
Time da Sejunta