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Com os avanços da tecnologia e o desenvolvimento de muitas ferramentas e aplicativos para o uso digital, principalmente na educação, cada vez mais se faz necessário conhecer novas abordagens de ensino e aprendizagem junto aos alunos e nas salas de aula presenciais e online. Alia-se a este ambiente o cenário vivido por escolas e instituições do mundo todo com as aulas obrigatoriamente ocorrendo virtualmente, exige-se do professor estar melhor preparado para abordar e desenvolver seus conteúdos das mais variadas formas possíveis.
Conseguir o mesmo resultado ou ir além, desenvolvendo competências (conhecimento, habilidades e atitudes) nos estudantes qualquer que seja a ferramenta utilizada, tira o professor da sua zona de conforto e o faz estudar, aprender, conhecer novos ambientes, interagir de forma virtual e ter domínio de ferramentas digitais para extrair e potencializar o aprendizado do aluno.
Este conteúdo foi preparado para instigá-lo a conhecer novas abordagens, novas maneira de planejar sua aula e novos meios de transmissão de conhecimento, de desenvolvimento de habilidades e exercitar os estudantes a terem atitudes e se prepararem melhor para o futuro, como pessoas e como profissionais.
O professor irá visualizar diferentes meios de atuação para tornar sua aula mais atrativa, mais conectada e com uma linguagem mais atual e mais próxima do estudante.
No curso você verá como desenvolver de competências ao integrarmos metodologias ativas com a tecnologia no contexto da aprendizagem e apresentar alguns exemplos de ferramentas digitais que podem ser utilizadas e aplicadas em sala de aula para potencializar ou validar o aprendizado.
Como aplicar
O contexto da aprendizagem ativa requer ao professor conhecer as mais variadas metodologias ativas e como extrair o máximo de benefícios delas com o planejamento da aula ou da atividade.
Benefícios
Tornar a aula atrativa e transformar o aluno em protagonista de seu aprendizado seja em um projeto, em uma atividade, em uma discussão em grupo ou em qualquer momento exige do professor planejamento, disciplina e conhecimento das mais variadas ferramentas disponíveis. Os benefícios remetem a conseguir medir se os objetivos de aprendizagem foram alcançados, a verificar se o aluno aprendeu e a ter mais elementos para validar esta aprendizagem. Ainda, planejar atividades com ferramentas interativas, aplicativos, softwares ou ambientes virtuais de aprendizagem poderá se ter os resultados automaticamente, formatar o processo de feedback e direcionar o estudante para seu aprendizado.
Avaliação
Aplicar um processo ou ferramenta interativa no contexto da atividade, da aula ou da aprendizagem exige planejamento prévio e preparação do docente. Entretanto, o resultado, na grande maioria dos casos, é obtido automaticamente, pois os sistemas, aplicativos e softwares produzem e fornecem os resultados instantaneamente, facilitando o processo de verificação da aprendizagem, dos erros e acertos e do processo de feedback e reforço para atingir os objetivos ora propostos.
Atividades
Neste curso teremos um passo a passo sobre planejar uma atividade utilizando o aplicativo Mentimeter, que permite a interação com os estudantes em sala de aula e com resultados, percentuais de acertos, escolhas de palavras-chave entre outras possibilidades.