O CodeSpark é o aplicativo para aprender a codificar nº 1 para crianças de 5 a 10 anos, que oferece atividades interativas para ensinar habilidades básicas de programação de forma gratuita na App Store em mais de 200 países.
Voltado para usuários em idade pré-escolar e escolar, recomenda-se que as crianças comecem a usar o CodeSpark a partir dos 5 anos de idade por já terem habilidades básicas de leitura e escrita. No entanto, o CodeSpark pode ser adequado para crianças um pouco mais novas, dependendo do seu nível de desenvolvimento.
No CodeSpark são encontradas centenas de atividades e jogos projetados para ensinar às crianças os fundamentos da ciência da computação e apresentá-las ao mundo dos STEM.
O termo STEM é uma sigla que representa um enfoque educacional interdisciplinar que combina quatro áreas do conhecimento: Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics).
O STEM é projetado para promover uma abordagem mais prática e aplicada ao ensino de ciências e matemática, enfatizando a resolução de problemas do mundo real e o desenvolvimento de habilidades práticas.
Componentes do STEM:
- Ciências (Science): envolve a exploração de conceitos científicos e princípios naturais. Os estudantes são incentivados a fazer perguntas, realizar experimentos e investigar o mundo natural ao seu redor. A biologia, a química e a física são disciplinas frequentemente incluídas.
- Tecnologia (Technology): inclui o uso de ferramentas e tecnologias para resolver problemas. Os estudantes aprendem a usar computadores, softwares, robótica e outras tecnologias para coletar dados, modelar sistemas e criar soluções tecnológicas.
- Engenharia (Engineering): envolve o design, construção e melhoria de sistemas e dispositivos. Os estudantes aplicam conceitos de engenharia para criar protótipos, projetar soluções e resolver desafios práticos. Isso pode incluir atividades como construção de estruturas, programação de robôs e design de sistemas.
- Matemática (Mathematics): fornece a base quantitativa para as outras áreas do STEM. Os estudantes usam conceitos matemáticos para analisar dados, fazer cálculos e resolver problemas. A matemática desempenha um papel crucial na resolução de problemas em ciência, tecnologia e engenharia.
O STEM é valorizado por seu potencial para preparar os alunos para carreiras em campos relacionados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ele também enfatiza o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração, que são essenciais no futuro do trabalho.
Sobre o CodeSpark.
O CodeSpark oferece educação em ciência da computação para crianças, transformando a programação em jogo ao ensinar habilidades básicas sem a necessidade de leitura.
Confira algumas vantagens no uso em escolas:
Desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional
O CodeSpark ajuda as crianças a desenvolverem habilidades essenciais de pensamento computacional, como resolução de problemas, lógica, algoritmos e criatividade. Essas habilidades são fundamentais no mundo digital em constante evolução.
Preparação para o futuro
A programação está se tornando uma habilidade essencial no mundo moderno. Introduzir as crianças à programação desde cedo as prepara para carreiras futuras em tecnologia e torna-as mais aptas a entenderem a tecnologia que as cerca.
Aprendizado divertido
O CodeSpark utiliza abordagens de aprendizado lúdicas e interativas que mantêm as crianças envolvidas e motivadas. Isso ajuda a criar um ambiente de aprendizado positivo e prazeroso.
Inclusão
O CodeSpark é projetado para ser inclusivo e acessível, independentemente das habilidades ou deficiência do usuário. Isso garante que mais crianças tenham a oportunidade de aprender programação.
Criatividade e resolução de problemas
A programação envolve a criação de projetos e a solução de problemas por meio da codificação. O CodeSpark permite que as crianças usem sua criatividade para criar jogos, histórias e aplicativos interativos.
Colaboração
O CodeSpark incentiva a colaboração entre os alunos, permitindo que trabalhem juntos em projetos, o que promove o trabalho em equipe e as habilidades sociais.
Alinhamento com currículos educacionais
O CodeSpark pode ser adaptado para atender a objetivos de aprendizado específicos e se alinhar com os currículos escolares. Ele pode ser usado como uma ferramenta educacional suplementar.
Preparação para o futuro
À medida que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante em nossa sociedade, as habilidades de programação se tornam essenciais para a alfabetização no século 21. O CodeSpark ajuda as escolas a atender a essa necessidade.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja da Apple, onde estão disponíveis as informações complementares abaixo:
O CodeSpark é inspirado por linguagens de programação visual, como Scratch do MIT, Alice da Carnegie Mellon University e outras linguagens de programação para "iniciantes", como Logo, SmallTalk e Squeak.
É perfeito para programadores e pré-leitores iniciantes, pois possui interface livre de palavras para crianças dominarem os principais conceitos da ciência da computação, como reconhecimento de padrões, resolução de problemas, sequenciamento, pensamento algorítmico, depuração, loops e condicionais.
Confira as principais características do CodeSpark:
- Seguro para crianças;
- As crianças aprendem os principais conceitos de programação e os usam para codificar seus próprios jogos e histórias interativas;
- Atividades diárias personalizadas com base no progresso da criança;
- Aplicativo de assinatura com novos conteúdos todos os meses;
- Livre de palavras. Perfeito para programadores e pré-leitores iniciantes;
- Currículo desenvolvido com base na colaboração e pesquisa do MIT, Princeton e Carnegie Mellon;
- Suporta 3 perfis individuais;
- Não há coleta de dados privados;
- Sem publicidade ou micro-transações;
- Sem comunicação por escrito entre jogadores ou terceiros;
- Cancelável a qualquer momento.
No aplicativo, o educador, criança ou responsável irá encontrar:
Quebra-cabeças
Aprenda o básico da ciência da computação resolvendo quebra-cabeças divertidos enquanto desenvolve habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Sequenciamento mestre, loops, sequenciamento avançado, eventos e condicionais.
Explorar
Aplique e expanda seu conhecimento de codificação com jogos e desafios divertidos de codificação e pensamento lógico. Ensina conceitos como lógica booleana, automação, variáveis e desigualdades, e pilhas e filas.
Story Maker
Use o código para criar histórias interativas com balões de fala, desenhos e música.
Criador de jogos
Aplique os conceitos aprendidos no aplicativo para codificar seus próprios jogos estilo arcade. Use o recurso de remixagem para ver como outros jogos foram codificados e até mesmo coloque sua própria versão neles.
Jogo de aventura
Combine a narrativa e o design de jogos para criar jogos e histórias únicos em um ambiente de fantasia para outras crianças programadoras jogarem. Use conceitos de codificação avançados para mover as árvores, construir fortalezas e muito mais.Comunidade segura para crianças
Cada história é moderada pela equipe do desenvolvedor e da Apple antes de ser publicada para garantir a segurança e privacidade de todos os kids coders.
O ensino de programação visa desenvolver nas novas gerações as habilidades necessárias para que se tornem agentes de mudança no mundo, como capacidade de resolver problemas complexos, raciocínio crítico e pensamento lógico e criativo.
Hoje, também é essencial que crianças e adolescentes aprendam a interagir de forma segura e construtiva com as tecnologias e que compreendam o seu funcionamento. Por esse motivo, muitas escolas já começaram a incorporar o ensino de programação em seu currículo, com o intuito de alcançar objetivos pedagógicos conectados com a realidade desta era digital.
A linguagem de programação pode ser aplicada como uma disciplina independente, assim como integrada em matérias como ciências e matemática, entre outras. Confira os cursos de programação da plataforma da Sejunta e conte com o nosso apoio para transformar o ensino-aprendizagem na sua escola!
Sejunta com a gente!