Uma das fases mais importantes em envolver a comunidade escolar no programa de iPads é apresentá-lo às famílias durante a reunião de pais. Sem dúvidas, obter a adesão dos pais e responsáveis logo no início do programa é decisivo para o sucesso a longo prazo do programa.
Por isso, vamos compartilhar com você algumas dicas para sua instituição de ensino apresentar o programa de tecnologia Apple para os pais, enquanto proporciona uma experiência incrível para eles.
Informe os pais sobre os objetivos do programa de iPads
O primeiro passo para apresentar o programa durante a reunião de pais é informar os principais objetivos da implementação dos iPads no currículo escolar. Isso pode parecer óbvio, mas nem sempre é tão claro assim para a comunidade escolar. Por isso, é importante dizer de maneira transparente quais são os objetivos e os direcionamentos pedagógicos que irão nortear o programa de iPads.
Se, por exemplo, um dos objetivos do programa é desenvolver habilidades do século XXI nos alunos, deixe claro aos pais como a utilização dessa tecnologia impactará positivamente no desenvolvimento dessas habilidades e competências importantes atualmente. Também informe como a escolha pela tecnologia Apple impacta diretamente nos resultados de aprendizagem, informando o que foi determinante para que a instituição de ensino tomasse essa decisão.
A reunião de pais é um ambiente que favorece muito a comunicação desses objetivos, além de ser uma ótima oportunidade para esclarecer possíveis dúvidas que os pais tenham em relação ao projeto em si.
Faça dinâmicas para mostrar a tecnologia na prática educacional
Muitas vezes nós precisamos experimentar e ver como as coisas funcionam na prática, não é mesmo? Por isso, é interessante fazer dinâmicas na reunião de pais para mostrar alguns exemplos de como os iPads poderão ser inseridos nas práticas escolares.
Isso ajuda a dar uma dimensão das potencialidades proporcionadas pela tecnologia Apple no cotidiano da escola, além de auxiliar na integração das famílias, fazendo-as interagir durante a reunião de pais. Nós recomendamos que você selecione dois ou três aplicativos para apresentar aos pais, mostrando como eles poderão ser integrados às aulas em atividades bem interessantes e dinâmicas.
Caso a escola faça uso de sistemas de gestão da aprendizagem e/ou de gestão dos dispositivos, é crucial que essas soluções também sejam apresentados aos pais, explicando a importância desses sistemas.
Enquanto o sistema de gestão da aprendizagem auxilia os alunos e os professores a organizarem os conteúdos das disciplinas, ajudando também os pais e responsáveis a acompanharem as lições de casa, os sistemas de gestão dos dispositivos são grandes aliados na segurança dos alunos. Essas ferramentas dão ainda mais segurança às famílias de que o programa de iPads irá trazer benefícios concretos à aprendizagem das crianças e adolescentes.
E mais: ambos os sistemas, apesar de serem softwares de gestão, podem sim ser apresentados de forma dinâmica e interessante durante a reunião de pais! Já tivemos experiências muito interessantes com as dinâmicas em reuniões de pais para apresentar essas soluções e podemos confirmar que elas trazem momentos únicos, que geram muito valor para as famílias.
Comunique quais serão as responsabilidades das famílias e da escola
Depois de apresentar os objetivos da implementação dos iPads na instituição de ensino, mostrando em seguida também os impactos e benefícios dessas tecnologias para a aprendizagem das crianças e dos adolescentes, é preciso apresentar também as responsabilidades das famílias para que o projeto seja bem sucedido.
Dependendo do modelo de implementação dos iPads, a participação das famílias dos alunos no programa pode variar. Caso a escola tenha escolhido adotar um programa BYOD (Bring Your Own Device), no qual cada aluno deverá levar seu próprio dispositivo para a escola, a participação da família no programa é ainda maior, na medida em que eles deverão também adquirir os dispositivos. Por isso, é importante informar aos pais sobre as responsabilidades dependendo do contexto do programa de iPads.
De modo geral, as responsabilidades das famílias dos alunos giram em torno do bom uso do dispositivo quando os alunos levarem o iPad para casa, compreendendo que o iPad será um novo recurso de aprendizagem e estudo inserido na rotina.
Parece muitas informações para a reunião de pais, certo? Para ajudar na compreensão de todas essas informações, você pode distribuir materiais de apoio, como informe, folder ou livretos, durante a reunião de pais, ajudando-os a acompanhar as informações mais importantes durante a reunião. Quer ser mais tecnológico e dar uma experiência diferente aos pais? Você pode dar um simples cartão com um QR Code que ao ser escaneado pela câmera do celular, possibilita que o pai ou responsável acesse todas as informações necessárias online!
Mas e depois da reunião de pais?
Sabemos que apresentar o programa de iPads para os pais é apenas um ponto de partida. O que fazer, então, depois que a reunião acaba? Temos algumas dicas a mais para você!
Primeiro, nós recomendamos que você mantenha um canal aberto para sugestões das famílias sobre o programa de iPads. É crucial manter uma comunicação ao longo do tempo sobre o projeto. Os pais poderão informar melhor como os alunos estão utilizando os iPads para fazer a lição de casa, por exemplo. Eles podem ajudar fornecendo informações importantes sobre a utilização dos iPads em casa para os fins educacionais, se é necessário algum ajuste de configuração adicional para restringir aplicativos e sites, etc.
Outra dica é utilizar outros recursos como o envio de informes por e-mail ou usar as plataformas digitais de comunicação já mantidas pela escola para conversar com as famílias, assegurando-se de que elas estão de acordo com as diretrizes propostas para o programa de iPads.
As redes sociais também costumam ser aliadas nisso! É possível compartilhar no Instagram ou no Facebook sobre os objetivos do programa quando ele está na fase de implantação, dando ainda mais visibilidade ao projeto para a comunidade escolar.
Nós incentivamos ainda que sua escola procure formar comitês, não só formados por professores e alunos, mas também pelas famílias. Assim, a comunidade escolar tem um grupo de representantes para acompanhar o programa de iPads, facilitando ainda mais a comunicação com a comunidade.
Precisa apresentar o programa de iPads para os pais? Chame a Sejunta!
Nosso time de consultores participa também de reuniões de pais, apresentando para a comunidade escolar os objetivos, benefícios e responsabilidades envolvidas no programa de iPads!