Gestores escolares, além da preocupação com questões pedagógicas, também precisam administrar a instituição como um negócio, que precisa ter sustentabilidade para um bom funcionamento e oferecer diferenciais competitivos que promovam a retenção e aumento de matrículas.
O iPad é uma excelente ferramenta para apoiar essas questões, tanto pelo que oferece para uma aprendizagem conectada, colaborativa, criativa e pessoal, quanto pela facilidade de aquisição e implementação, inclusive no que diz respeito à redução de custos proporcionada no próprio dia a dia da escola.
Há no mundo diversas histórias inspiradoras de sucesso no uso do iPad, do jardim de infância ao ensino superior, que têm como resultado a melhoria no desempenho acadêmico, o aumento da motivação e participação, foco integrado no design e na qualidade de conteúdo e redução de custos e aumento da eficiência de recursos.
Redução de custos e eficiência de recursos relacionados ao uso de iPad.
A redução de custos e a eficiência de recursos são desafios da gestão escolar, que se vê entre a necessidade de oferecer diferenciais atrativos para os alunos, retendo e conquistando novos, ao mesmo tempo em que precisa equilibrar suas obrigações financeiras, sem abrir mão da excelência educacional.
Mesmo dentro de orçamentos limitados, o iPad tem se mostrado a escolha ideal pois proporciona às escolas a atratividade necessária à comunidade escolar ao mesmo tempo que gera redução de custos, como economia em manutenção de laboratórios de informática, livros didáticos e material escolar, periféricos de hardware e serviços de impressão, entre outros aspectos.
A instituição dinamarquesa Søndervangskolen relata uma economia de 50% na impressão de materiais didáticos após a adoção do iPad, enquanto a norte-americana Cathedral Catholic já economizou US$ 38.000 criando materiais didáticos eletrônicos para usar no iPad, gerando economia inclusive para as famílias.
A Sejunta tem acompanhado escolas em todo o Brasil na implementação de seus projetos tecnológicos e dessa forma, tem acesso aos impactos reais do uso de tecnologias Apple, que não são diferentes em respostas positivas em relação a outras instituições pelo mundo.
O Colégio E. Péry, por exemplo, relata uma economia de até 85% em relação ao uso de papel após a adoção do iPad pelos alunos. Um dado significativo, uma vez que a otimização de recursos é extremamente importante na administração escolar, além de, nesse assunto, também ser totalmente coerente com a responsabilidade nos cuidados relativos ao meio-ambiente.
Em outros aspectos, tecnologias Apple trazem economia também na gestão técnica em relação a outras tecnologias, com menor necessidade de suporte (que quando ocorre, custa menos), durabilidade maior dos dispositivos, segurança rígida nativa, ampla oferta de softwares gratuitos voltados à educação, bateria que dura muito e consumo menor de energia, entre diversos outros.
Não existem fórmulas prontas para o sucesso de uma instituição de ensino. Mas existem experiências que servem como inspiração e que trazem dados reais para uma tomada de decisão assertiva.
A experiência no uso do iPad é um desses casos e para que ele seja implementado de forma estratégica e inteligente, como um agente transformador e não apenas substituindo o lápis e o caderno, causando desperdício de esforços, é preciso contar com o apoio de uma empresa especializada e que opere de forma integral nas áreas de interesse da escola, tendo sempre como objetivo final a sua sustentabilidade e sucesso mercadológico, retendo alunos e conquistando novas matrículas.
Por isso, além de todo o apoio pedagógico e técnico na implementação, a Sejunta trabalha diretamente ligada às lideranças facilitando a aquisição de dispositivos Apple e fazendo com que seu uso traga resultados também financeiros.
Como uma Apple Authorised Education Specialist, os consultores da Sejunta estão aptos a participar de seu momento mais decisivo. Fale com um deles agora! Sejunta com a gente!