Educação | 7 minutos de leitura

Como o TPACK pode me ajudar a utilizar a tecnologia na sala de aula?

10 de November de 2019
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Existem alguns modelos que nos ajudam a entender melhor o uso da tecnologia na sala de aula e, assim como o modelo SAMR, o TPACK é um excelente modelo! O TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) é um modelo que identifica quais conhecimentos devem convergir para que professores eduquem melhor utilizando tecnologia.

De acordo com o pesquisador Dr. Matthew Koehler, o TPACK não tem exatamente um criador, já que é um modelo um tanto quanto antigo, que ganhou maior importância nas últimas décadas. Ainda assim, é possível entender ainda mais seus detalhes em artigos acadêmicos e estudos sobre o modelo, disponíveis online. Boa parte deste artigo teve como base Koehler & Mishra, 2009.

O modelo se baseia na análise de três conhecimentos diferentes, o Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo. A intersecção destes três conhecimentos geram ainda outras quatro análise, que observamos a seguir.

O que é o TPACK?

O modelo sugere que para abordar melhor a tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, devemos considerar três esferas de conhecimento diferentes, sendo o Conteúdo (CK – Content Knowledge), Pedagogia (PK – Pedagogy Knowledge) e Tecnologia (TK – Technology Knowledge).

O TPACK não olha apenas as esferas de maneira individual, como se pode observar na imagem abaixo, a intersecção dessas esferas geram ainda quatro outros conhecimentos, a Pedagogia-Conteúdo, a Tecnologia-Conteúdo, a Tecnologia-Pedagogia e o TPACK, que é a o equilíbrio de todos os três conhecimentos.

Os 7 componentes do TPACK

Detalhadamente, iremos conhecer cada uma das sete esferas do modelo TPACK, assim entendendo cada um e começar a considerar seu uso ao planejar o uso das tecnologias em suas aula.

Conhecimento do Conteúdo (CK)

Este ponto se refere ao domínio do conteúdo por parte de quem irá lecioná-lo. O conteúdo abordado no ensino médio, por exemplo, é diferente do conteúdo do ensino fundamental e assim e por diante. Este domínio do conteúdo é mais do que simplesmente conhecer o que é lecionado e enfim lecionar. O conhecimento do conteúdo questiona também os principais conceitos do conteúdo abordado, as teorias relacionadas com o tema, os estudos, as melhores práticas, o desenvolvimento do tema ao longo do tempo e entre outras questões. O domínio do conteúdo é uma das três esferas que dão origem ao TPACK.

Conhecimento Pedagógico (PK)

Este ponto é essencialmente sobre o domínio dos processos de ensino e aprendizagem. Estes processos envolvem os propósitos educacionais, os valores, metas, objetivos e os meios. O conhecimento pedagógico questiona o domínio, de quem irá lecionar, sobre as maneiras que alunos aprendem, domínios gerais e presença na classe, o plano de classe, projeto prático-pedagógico, mapa das tarefas e também seus propósitos.

Conhecimento Tecnológico (TK)

O conhecimento tecnológico trata das maneiras de pensar sobre o uso da tecnologia e dos recursos tecnológicos na sala de aula, ferramentas específicas para determinadas demandas e experiência com uso prático delas. Este conhecimento questiona se há domínio suficiente das tecnologias para aplicá-las como forma de agilizar e facilitar as tarefas cotidianas do trabalho e vida pessoal e também se adaptar às mudanças das tecnologias com o passar do tempo, que evoluem em passos largos. Para ter total domínio do TK, é importante também ter o discernimento para reconhecer quando o uso da tecnologia pode fazer com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente ou retardar o avanço sentido ao objetivo, o que acontece com grande frequência em atividades em sala de aula que não tem um uso da tecnologia muito claro por conta do professor e alunos.

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK)

O PCK diz respeito a habilidade de quem leciona determinado conteúdo específico, especialmente a habilidade de interpretar determinados assuntos de maneiras diferentes, adaptando e moldando o assunto de acordo com os contextos, com o objetivo de facilitar o aprendizado. O conhecimento pedagógico do conteúdo aborda a essência dos processos de ensino e aprendizagem, da grade curricular e as maneiras de promover o ensino.

Conhecimento Tecnológico do Conteúdo (TCK)

A intersecção entre Tecnologia e Conteúdo questiona o domínio sobre como a tecnologia influencia e complementa (ou até muda) o conteúdo, e vice-versa. De acordo com Koehler & Mishra (2009), é necessário que os professores tenham o domínio de mais que apenas o conteúdo, eles têm também que entender como o conteúdo se altera ao longo do tempo, quais são as maneiras de representá-lo, como as tecnologias disponíveis podem alterá-lo ou alterar suas representações e quais são as melhores tecnologias para determinado conteúdo. Para exemplificar este ponto, questiono o seguinte: para lecionar determinado conteúdo de biologia com o uso da tecnologia, o primeiro recurso tecnológico que surge em sua mente é o mesmo, caso pense em um conteúdo de matemática?

Conhecimento Técnico-Pedagógico (TPK)

O TPK requer um profundo entendimento sobre como os processos de ensino e aprendizagem mudam e se adaptam, dependendo das tecnologias utilizadas e também em suas formas de uso. O conhecimento técnico-pedagógico sugere também o entendimento dos impactos que o uso das tecnologias têm nos processos de ensino e aprendizagem na medida em que os dois se relacionam dentro das estratégias pedagógicas. Ao longo do tempo, as mudanças podem ser significativas, tanto no PPP (Projeto Político Pedagógico) quanto na própria cultura da instituição, que dependendo das experiências, pode se direcionar para uma instituição com o uso mais intenso das tecnologias (especialmente as móveis) ou ainda uma instituição que utiliza menos a tecnologia em seus processos.

Equilíbrio entre os três conhecimentos

O TPACK é muito diferente do que entender os três conhecimentos individualmente, requer uma verdadeira habilidade e um profundo entendimento sobre lecionar com o uso da tecnologia. De acordo com os estudos recentes (especialmente o de Koehler & Mishra, 2009), o TPACK é a base de um ensino efetivo com o uso da tecnologia, requer a representação de diferentes conceitos utilizando tecnologias e o uso de técnicas pedagógicas que, com o auxílio das tecnologias, enriquece as maneiras de ensinar o conteúdo. O equilíbrio entre os três conhecimentos requer também o entendimento sobre o que pode tornar o aprendizado mais fácil ou mais difícil, por parte do aluno, e como os diferentes recursos tecnológicos podem facilitar os processos ou até reduzir suas dificuldades.

Observações sobre o TPACK

É importante lembrar que a aplicação de cada uma dessas esferas está diretamente relacionada com o contexto da instituição de ensino, do professor, da sala, da região em que a escola se situa e muitas outras variáveis. Um equilíbrio no TPACK que funciona bem para um professor na cidade de Goiânia, pode não funcionar tão bem para um professor na cidade de São Paulo, por exemplo. Inclusive, pode ser que um equilíbrio funcione bem para um professor em determinada instituição de ensino e não funcione tão bem para o mesmo professor, na mesma instituição, mas ao lecionar uma matéria diferente.

Uma das grandes questões levantadas por educadores sobre o modelo é sua validade enquanto parte dos processos de educação, ensino e aprendizagem. Apesar das questões, os estudos sugerem que o TPACK não retrata estas questões, com outras teorias e modelos retratam, o TPACK é exclusivamente sobre o ensino com o uso de recursos tecnológicos em seus processo. Este modelo é a base de um bom ensino com tecnologia.

(Este artigo foi publicado originalmente no blog Objetos de Aprendizagem. Para ver o original, clique aqui.)