Em todo mundo, as competências socioemocionais estão em destaque nas discussões sobre a Educação. No Brasil, esse debate se intensifica ainda mais na medida em que os currículos das escolas precisam se adequar à BNCC - a Base Nacional Comum Curricular - que compreende de forma tão importante não somente as competências cognitivas como sobretudo as competências socioemocionais.
E nesse contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos professores no desenvolvimento dessas competências! Neste artigo, vamos te mostrar como a tecnologia Apple pode ter um papel importante neste processo. Mas primeiro vamos entender melhor o que são as competências socioemocionais.
O que são as competências socioemocionais?
As competências socioemocionais vem sendo amplamente discutidas na Educação em todo mundo, sendo compreendidas também como as já muito difundidas habilidades para o século XXI. São o conjunto de competências que o indivíduo desenvolve para lidar com as próprias emoções, utilizando essas habilidades em diversas situações da vida, ajudando-o a aprender, conhecer, conviver, trabalhar e ser.
Em um mundo de constantes mudanças tecnológicas em que vivemos - e que devem se intensificar ainda mais no futuro, o desenvolvimento dessas habilidades para administrar as emoções passou a ter papel fundamental na Educação.
Isso porque compreende-se atualmente que já não basta somente desenvolver competências técnicas ou cognitivas na escola, na medida em que o conhecimento pode mudar a qualquer momento devida à rapidez do aprimoramento tecnológico.
Sendo assim, é preciso desenvolver nos alunos as competências necessárias para conseguir administrar esse fluxo intenso de mudanças, transformações e informações. Isso fará com que os jovens possam solucionar problemas no futuro em cenários complexos utilizando competências como a cooperação e a criatividade.
Há dez competências gerais na BNCC, sendo que todas possuem uma dimensão socioemocional interessante a ser desenvolvida. Veja abaixo:
1. Conhecimento: entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.
2. Pensamento científico, crítico e criativo: investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
3. Repertório cultural: fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Comunicação: expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Cultura digital: comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.
6. Trabalho e projeto de vida: entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
7. Argumentação: formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8. Autoconhecimento e autocuidado - cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e cooperação: fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e cidadania: tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
O site Porvir possui um infográfico bem interessante com essas informações e você pode acessá-lo aqui.
Como a tecnologia Apple pode auxiliar nessa missão
A tecnologia Apple, seja o iPad ou os computadores Mac, abrem um leque de possibilidades para que professores façam atividades com os alunos com o objetivo de desenvolver essas competências socioemocionais.
Ao integrar esses dispositivos e o ecossistema Apple na sala de aula, sua instituição de ensino será capaz de preparar os alunos ainda mais para o futuro, na medida em que conseguirá criar experiências de aprendizagem utilizando tecnologias digitais que já estão presentes na rotina dos alunos - o que é importante para assegurar que eles serão capazes de aplicar essas habilidades para além dos muros da escola.
Aplicativos de produção que estimulam a criatividade também são recursos educacionais interessantes que aumentam o engajamento dos alunos durante essas atividades. Muitos desses apps, como o próprio pacote iWork da Apple, possuem funcionalidades de compartilhamento e colaboração online, o que é muito valioso no contexto do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na escola já que ajuda os alunos a aprenderem de maneira cooperativa - o que será crucial para eles.
Para isso, é preciso analisar o projeto pedagógico da sua escola, compreendendo de que maneira as competências emocionais já estão presentes ou não no currículo atual. Cada uma das competências destacadas acima podem ser trabalhadas em atividades e projetos interdisciplinares com o apoio do iPad. Quer uma avaliação do seu projeto pedagógico? Manda uma mensagem para nós que podemos te ajudar!