“Acreditamos que cada um de nós tem potencial para criar algo novo. Algo especial, com incríveis possibilidades e que ajudará a nos desenvolvermos como seres humanos e a transformar a vida de milhões de pessoas. Algo que poderá mudar o mundo. E nós acreditamos que isso só é possível através de contínua inovação.”
Este é o Colégio E. Péry, que atua desde 1976 no bairro do Morumbi em São Paulo e que desde 2018 é parceiro da Sejunta. Uma das poucas escolas reconhecidas pela Apple como uma Apple Distinguished School no Brasil, sua diretora e mantenedora Maria Izabel Nagata acredita que conseguiu realizar todos os sonhos que tinha ao começar, com apenas 16 anos.
Bruna Nagata, também diretora da instituição, enfatiza: “Ser uma Apple Distinguished School é o reconhecimento de uma atitude que a gente está acostumada a ter: nossos valores são construir, construir e construir”.
O uso de tecnologia educacional é uma atitude inovadora e por romper com métodos tradicionais de ensino, a sua adoção precisa também causar mudanças na mentalidade de gestores, coordenação e educadores.
Para isso, a Sejunta oferece todo o apoio necessário, que vai muito além da implantação de dispositivos em sala de aula. Os cursos de formação continuada oferecidos ao corpo docente, por exemplo, são essenciais para professores que precisam dominar também a tecnologia.
O Colégio E. Péry tem a formação humanista como eixo fundamental na sua atuação pedagógica. Seus projetos educacionais priorizam a construção de atitudes e habilidades intelectuais, que permitem ao estudante desenvolver uma visão crítica do mundo em que vive, saber trabalhar individualmente e em conjunto, aumentar o interesse para a continuidade dos estudos e estar melhor preparado para o mercado de trabalho.
Os projetos adotados pelo colégio, envolvem, entre outros, a produção de booktube, podcasts e seminários temáticos usando diversas ferramentas tecnológicas e aplicativos como o iMovie e o Clips, desenvolvendo o pensamento crítico, a autonomia, a criatividade e a responsabilidade, destacando-se o exercício de autoanálise nas produções e o grande aprendizado gerado em relação ao uso da tecnologia e plataformas digitais.
Adotando tecnologias dentro de sala de aula, o E. Péry acredita que inúmeras habilidades e competências são exploradas através de um novo jeito de aprender, abrindo as portas para o sucesso no futuro.
Fabiano Batista é professor de história e resgata a frase: “O mundo não é. Ele está sendo”. E através dessa constatação, enfatiza que a escola quer transformar o mundo e que usando as tecnologias ela forma cidadãos, indo muito além de ensinar matemática, história ou geografia.
O professor de língua portuguesa Alex Magalhães, complementa que a tecnologia tem o poder de alcançar o aluno integralmente, causando uma mudança não só no estudante, mas também pessoal e profissional no próprio educador. Inclusive, Alex levou um trabalho de sala de aula para a sua pesquisa de mestrado em Linguística Aplicada: “Gêneros discursivos ligados à mídia digital”, e a produção do booktube virou uma apresentação em congresso e posteriormente tornou-se um capítulo de livro.
Helbert Sanches é coordenador pedagógico no E. Péry e conta que a utilização do iPad foi um assunto discutido amplamente com pais de alunos, pois a compreensão do poder de transformação do ensino pela tecnologia é algo que deve ultrapassar os muros da escola, chegando até as famílias. Inclusive, foi graças a esses dispositivos que mesmo com o distanciamento social, foi possível manter a continuidade dos projetos interdisciplinares.
Gina Avendaño, também coordenadora pedagógica, conclui que a Sejunta foi importantíssima no processo e indicadores incríveis chamam a atenção desse sucesso:
- 50% de aumento no uso de ferramentas de edição colaborativa pelos alunos;
- 18% de aumento no número de professores que usam estratégias de criatividade;
- 85% de redução no custo com papel após a adoção do iPad na instituição de ensino;
- 155% de aumento na quantidade de livros lidos pela comunidade escolar.
Para o E. Péry é através de tecnologias educacionais e metodologias ativas que novas habilidades e competências são exploradas, abrindo-se as portas para um trabalho pedagógico inovador.
Que tal a sua escola também se tornar referência em tecnologia? A Sejunta está aqui para apoiar líderes e gestores a trilharem o caminho da inovação, conquistando mais excelência e competitividade. Assista aqui o vídeo sobre o case E. Péry com o depoimento de alunos e professores e inspire-se!