Educação | 8 minutos de leitura

Desenvolvendo habilidades e aprendendo a programar com o codeSpark

12 de June de 2024
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Aprender programação na escola é essencial para o futuro, pois os estudantes desenvolvem habilidades valiosas para a sociedade, como o aprimoramento da sua capacidade de resolver problemas complexos, ampliação do pensamento lógico e uso da criatividade para inovar e transformar.

Ao programar, os alunos precisam decompor problemas complexos em etapas menores, identificar padrões e desenvolver soluções sistemáticas, o que ajuda a aprimorar o raciocínio lógico.

Em outro aspecto, a programação estimula a criatividade, pois os alunos precisam encontrar maneiras únicas de resolver problemas e criar soluções inovadoras. Muitos projetos de programação também envolvem trabalho em equipe, o que desenvolve habilidades de comunicação, negociação e colaboração.

A programação muitas vezes envolve erros e desafios que precisam ser superados, e isso ajuda os alunos a desenvolverem persistência e resiliência. Além disso, assegura alfabetização e letramento digital, permitindo que compreendam melhor o funcionamento das tecnologias e se tornem mais fluentes no mundo online, amparados por pensamentos mais críticos e maior segurança.

À medida que os alunos aprendem a programar e veem seus projetos se concretizando, eles também desenvolvem uma maior autoconfiança e senso de realização.

Em resumo, a programação na escola é importante porque ajuda a desenvolver habilidades essenciais para o sucesso no século 21, tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho, atendendo à demanda por profissionais de tecnologia que cresce rapidamente, além de capacitação importante em diversas áreas, trazendo vantagens competitivas e abrindo portas para carreiras mais promissoras.

Aprendendo com o CodeSpark.

O CodeSpark é uma plataforma educacional digital e gratuita, que ensina programação e pensamento computacional para crianças de 5 a 10 anos de forma intuitiva, lúdica e interativa, utilizando jogos, histórias e atividades divertidas para introduzir conceitos de programação de maneira acessível e envolvente.

A plataforma possui diferentes níveis de dificuldade, permitindo que os alunos evoluam gradualmente em suas habilidades. Sem escrita de código, oferece uma abordagem visual de arrastar/soltar, permitindo que as crianças, mesmo antes da alfabetização, já deem os primeiros passos em programação.

O CodeSpark conta com personagens cativantes e narrativas envolventes que mantêm as crianças engajadas durante a aprendizagem, permitindo que explorem a plataforma de forma independente, avançando no seu próprio ritmo.

O objetivo do CodeSpark é introduzir o pensamento computacional de maneira divertida e acessível, preparando as crianças para os desafios tecnológicos do futuro e para isso também oferece diversos recursos complementares, como aulas, tutoriais e atividades extras para apoiar a jornada de aprendizagem.

José Hamilton Firmo, professor de programação do Colégio Next, e Fernanda Ribeiro, professora de programação na Sunny Side, falaram sobre experiências e projetos inspiradores usando o CodeSpark no SejuntaCast sobre o tema.

Neste episódio, os convidados explicam que o CodeSpark é um aplicativo de programação para crianças, que ajuda a desenvolver o pensamento computacional e habilidades socioemocionais. Eles destacam a importância da criatividade na programação e como ela pode ser treinada desde cedo. Além disso, reforçam como a programação ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico, colaboração e interpretação de textos.

Conheça alguns projetos da Sunny Side:

  • Na escola, que é bilíngue, a alfabetização das crianças, em português e em inglês, é acompanhada pela programação, desenvolvendo desde cedo habilidades que serão essenciais para diversos outros processos de aprendizagem.
  • O storytelling é amplamente usado para engajar os alunos nas aulas com CodeSpark, fomentando ainda mais o aspecto criativo e gerando uma aprendizagem com mais significado para eles.
  • Nos projetos interdisciplinares, por onde todas as matérias trabalham o mesmo eixo, Fernanda citou o exemplo do projeto de uma turma do 2º ano do fundamental 1, cujo tema era o Egito, e que enquanto cada área desenvolvia seus conteúdos atrelados, na aula de programação as crianças codificaram um jogo sobre o Egito antigo, com personagens, monumentos e cenários desenvolvidos com a criatividade dos próprios alunos, a partir de um planejamento que começou no papel antes de ir para o iPad.
  • Uma vez por mês alunos do quinto ano realizam o desafio criativo, reencontrando o lado lúdico do aprendizado de programação com o CodeSpark, que é quando eles fazem um projeto livre que deve ser desenvolvido a partir do sorteio de um tema entre alguns selecionados pelo professor, como por exemplo “formas”. A partir daí, cada criança escolhe se vai fazer na plataforma, uma aventura ou história, desde que o tema seja respeitado.
  • O projeto Innovation Technology englobou as aulas de programação e maker da instituição e hoje oferece duas aulas por semana na grade de cada turma. O trabalho é realizado sobre o currículo de programação e também por meio de atividades desplugadas, inclusive com a mão na massa na montagem de projetos, atingindo os diferentes tipos de inteligência.
  • O CodeSpark também é usado na disciplina de xadrez, como por exemplo a construção de um tabuleiro interativo no modo aventura com personagens personalizados, trabalhando as regras do xadrez, habilidades de programação e criatividade.

E alguns do Colégio Next:

  • No Next, assim como ocorre também na Sunny Side, Hamilton conta como a estratégia de ensinar programação com o CodeSpark por meio de storytelling nos jogos e quebra-cabeças, acaba engajando ainda mais os alunos, que se apegam aos personagens e se animam ainda mais para atingir os objetivos propostos.
  • Já o projeto de Pixel Art veio como sugestão do próprio CodeSpark, a partir de um concurso. Neste caso, o tema era a comemoração do novo ano chinês, o que trouxe a possibilidade de explorar diversos assuntos como calendário lunar, história e aspectos culturais, entre outros. A ideia foi criar um desenho na plataforma usando blocos no modo aventura, trabalhando o que é a pixel art e como funciona na verdade o pixel, que é a menor unidade de luz que há na tela, formada por três cores que originam todas as demais.
  • Também são criados jogos de aventura para o quarto ano, com o desenvolvimento de enredo e personalização de personagens, normalmente em um modelo de vila, cuja proposta é resolver um determinado problema. Primeiro vem a fase da escrita, com as falas dos personagens e como a solução será encontrada, para depois começar a programação.
  • No Next o aprendizado individual e coletivo dos alunos é acompanhado por meio de um painel da plataforma, para tornar o processo de ensino personalizado e mais assertivo.
  • Hamilton também destaca como o engajamento de pais e responsáveis é importante para a aplicação do currículo de programação, e que o Colégio Next utiliza como estratégias comunicação por aplicativo, encontros presenciais e eventos para mostrar o trabalho realizado pelos alunos e seus processos de desenvolvimento. Além de publicação dos trabalhos na própria comunidade da CodeSpark, para inspirar e colaborar com outros usuários, sempre com a máxima proteção da identidade dos alunos para a sua segurança e privacidade.

Concluindo, o ensino de programação visa desenvolver habilidades nas novas gerações, como resolver problemas complexos, raciocínio crítico e pensamento lógico e criativo, além de ser essencial que crianças e adolescentes aprendam a interagir de forma construtiva com as tecnologias.

Muitas escolas já incorporaram o ensino de programação em seu currículo para alcançar objetivos pedagógicos conectados com a era digital. O CodeSpark pode ser usado em escolas tradicionais e bilíngues, de forma multidisciplinar, sendo um aplicativo essencial para a educação, listado pela Apple como um “Education Partner Program”.

Para isso, o iPad é a ferramenta que ajuda escolas e professores a proporcionar aulas mais práticas e dinâmicas, promovendo metodologias ativas de aprendizagem, inclusive na aplicação dos currículos de programação, oferecendo uma experiência única na aprendizagem por meio do CodeSpark.

As tecnologias educacionais da Apple, combinadas com currículos de programação bem elaborados, plataformas como o CodeSpark e profissionais qualificados, proporcionam oportunidades para as escolas se destacarem no mercado, trazendo inovação, conexão com a realidade e resultados pedagógicos que ajudam a reter e atrair novos alunos.

A Sejunta oferece cursos para desenvolver educadores, independentemente de sua experiência, para apoiar escolas que desejam incluir programação em seus currículos. O objetivo é desmistificar a programação como algo complexo e exclusivamente tecnológico, mostrando como pode ser aplicada no dia a dia e em diversas áreas, trazendo benefícios no desenvolvimento de habilidades essenciais cognitivas e socioemocionais.

Saiba mais sobre como a programação, por meio de recursos Apple, podem transformar a educação na sua escola. Fale com um de nossos especialistas .

Sejunta com a gente!