A formação continuada de professores é uma das chaves para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem em quaisquer níveis da Educação Básica, e o desenvolvimento do projeto de tecnologia educacional da Escola Impacto é um dos exemplos disso.
Localizada em Itumbiara (GO), a instituição de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva iniciou uma jornada de desenvolvimento com a Sejunta que trouxe resultados positivos para a implementação da tecnologia Apple no projeto pedagógico.
Aqui, vamos contar um pouco mais da história da Sejunta com a Escola Impacto, e como estamos ajudando essa instituição de ensino a se mover em direção ao seu objetivo de tornar-se uma escola certificada como Apple Distinguished School.
A parceria entre a Sejunta e a Escola Impacto teve início em janeiro de 2020, e muitas metas de sucesso já foram alcançadas. Nos primeiros meses, nosso principal objetivo foi desenhar em conjunto com a instituição de ensino o projeto de tecnologia educacional que integrasse ao processo de ensino-aprendizagem as tecnologias Apple.
Esse é um dos primeiros passos para qualquer escola que deseja possuir um projeto de tecnologia educacional bem sucedido, na medida em que promove o alinhamento entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais com o uso das tecnologias.
A Sejunta trabalhou lado a lado com a escola para compreender as diretrizes da instituição de ensino e propor as melhores estratégias para ajudá-los na implementação efetiva do iPad na sala de aula.
Isso é essencial porque, caso as estratégias de integração das tecnologias não estejam alinhadas com os princípios pedagógicos da instituição, as ferramentas digitais não terão papel central para transformar a experiência de aprendizagem. Um dos principais objetivos da Escola Impacto era implementar metodologias ativas no ensino, trazendo o protagonismo dos alunos para o primeiro plano.
Essa estratégia é ainda mais relevante quando pensamos na Educação Infantil, que é o caso da Escola Impacto, pois durante os anos iniciais da Educação Básica, a tecnologia digital tem ainda mais potencial para desenvolver a criatividade dos alunos e permitir que eles sejam mais protagonistas das suas descobertas e aprendizados. No entanto, sem a orientação dos especialistas em tecnologia digital Apple, esse processo poderia ser implementado sem planejamento e alinhamento, gerando pouca relevância no processo de ensino-aprendizagem.
Depois do alinhamento do projeto pedagógico, é a hora de pensar no processo de implementação da tecnologia, assim como os recursos e infraestrutura necessária. A Sejunta também auxiliou a Escola Impacto a entender seu cenário e identificar o que era preciso para que eles atingissem seus objetivos.
Com isso, o time de especialistas em tecnologia da Sejunta atuou para implementar tecnicamente os 33 iPad adquiridos pela escola para uso compartilhado pelos alunos nas aulas de Educação Infantil, configurando os dispositivos Apple da maneira mais segura, rápida e eficiente.
Nos primeiros meses de 2020, a Sejunta ofereceu capacitações presenciais aos professores da Escola Impacto, introduzindo estratégias para a integração da tecnologia digital no ensino. Durante as capacitações, os professores aprenderam as principais funcionalidades do iPad, fazendo com que eles se tornassem mais familiarizados com a tecnologia. pois muitos deles tinham pouca interação com ferramentas educacionais digitais até aquele momento.
Segundo Rejane Cestari, diretora da Escola Impacto, as capacitações ajudaram a motivar, direcionar, sequenciar, apoiar as dificuldades que os professores tinham para a introdução da aprendizagem tecnológica. Além disso, foi essencial para que os docentes conhecessem os programas Apple, sobretudo o Everyone Can Create e o Everyone Can Code.
Como resultado das capacitações que constituem a formação continuada da escola, as aulas tornaram-se mais planejadas com o objetivo de integrar as tecnologias Apple no processo de ensino-aprendizagem.
Rejane afirma que isso elevou o foco em qualidade na aprendizagem significativa através das metodologias ativas e no preparo do aluno a tecnologia em sala de aula. "Muitos professores tinham dificuldades, por não serem tecnológicos, suas aulas eram mais expositivas do que com práticas e estímulo ao aluno, se tornando, assim, autor da sua própria aprendizagem", afirma a diretora da Escola Impacto.
Com a pandemia de COVID-19, as aulas da Escola Impacto migraram para o ensino à distância, e as formações da Sejunta colaboraram para que os professores se adaptarem melhor à nova realidade de ensino.
Sem dúvidas, uma das metas de sucesso alcançadas durante o período de ensino remoto foi a certificação Apple Teacher dos professores da Educação Infantil. Isso trouxe não só mais conhecimento para os educadores poderem atuar com as ferramentas digitais que possibilitaram o ensino à distância, mas também significa um importante marco qualquer escola que deseja ser uma Apple Distinguished School (ADS). Vale lembrar que, para uma instituição de ensino ser reconhecida como ADS, todos os professores precisam possuir essa certificação.
Além disso, o time de tecnologia da Sejunta ofereceu suporte à escola para que todos os iPad compartilhados fossem configurados e entregue aos professores, para que eles pudessem utilizar os dispositivos Apple como ferramentas centrais para ministrar as aulas online durante o período de ensino à distância.
Outra iniciativa importante da Sejunta para apoiar o ensino remoto na instituição de ensino foi realizar treinamentos remotos com os professores para que eles tivessem mais familiaridade com o aplicativo de videoconferência Zoom e suas ferramentas de interatividade, como a divisão dos alunos em grupos menores com a função de Breakout Rooms. Com isso, os educadores conseguiram implementar não só mais rapidamente, mas também mais efetivamente, as estratégias pedagógicas para as aulas online.
O contexto da pandemia de COVID-19 fez com que grande parte das escolas passassem a adotar metodologias ativas de aprendizagem com o auxílio das tecnologias educacionais digitais, e com a Escola Impacto não foi diferente.
Por isso, nosso time de consultores em tecnologia educacional também auxiliou a instituição de ensino a implementar o aplicativo Padlet como a principal ferramenta para a adoção da metodologia de sala de aula invertida para todas as turmas, ajudando os professores a integrarem a tecnologia e tornarem as aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos.
A Sejunta continua lado a lado com a Escola Impacto, construindo uma jornada de crescimento do projeto de tecnologia educacional, auxiliando ainda mais professores e alunos a encontrarem seus potenciais com o uso da tecnologia digital Apple.