Educação | 5 minutos de leitura

Gestão escolar: quais os aprendizados da pandemia e os desafios do próximo ano?

04 de September de 2021
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Como sabemos, a pandemia vem impactando profundamente o setor educacional e o trabalho dos responsáveis pela gestão escolar. Primeiro, foi necessário fazer uma migração emergencial para o ensino remoto, readequando estratégias, rotinas e currículos. Depois, na medida do possível, os encontros presenciais foram sendo retomados aos poucos, exigindo nova adaptação. Agora, muitas escolas estão trabalhando em regime híbrido, mas ainda precisam lidar com várias questões em aberto: o ensino voltará a ser totalmente presencial? Como planejar o próximo ciclo letivo? Que novos desafios a gestão escolar encontrará em 2022?

São muitas as dúvidas, mas há uma certeza: as soluções para os problemas do ensino virão através da tecnologia – sobretudo com o iPad. Essa é a opinião de Mariana Siqueira, coordenadora de operações da Maple Bear Goiânia. Parceira da Sejunta, a instituição usa o iPad desde 2019 e, por conta disso, enfrentou a pandemia sem maiores turbulências. Lá, a adaptação ao EaD, em março de 2020, foi finalizada em uma semana, enquanto outras escolas demoraram meses para se adequar.

Assim, para entender melhor como foi a atuação da Maple Bear Goiânia durante a pandemia, a Sejunta conversou com a Mariana. Na entrevista, falamos sobre os desafios do gestor nesse período, do papel da tecnologia no ensino e do que esperar para o próximo ano. Abaixo, confira os principais pontos da entrevista.

Os desafios da gestão escolar na pandemia

Sejunta – A crise provocada pela covid-19 pegou todo mundo de surpresa em 2020. Então, como foi esse processo para a Maple Bear Goiânia?

Mariana Siqueira – Pois é, é claro que ninguém esperava. Mas, como já usávamos o iPad, nossa equipe já estava em treinamento com tecnologia, com essas ferramentas digitais. Assim, a adaptação foi tranquila. Em uma semana, conseguimos ter uma plataforma 100% online funcionando. Aliás, inclusive fomos procurados pela gestão escolar de outras instituições aqui de Goiânia que buscavam auxílio. Queriam saber como a Maple Bear havia conseguido se adaptar tão rápido, o que havíamos feito...

Além da rápida adaptação, a escola conseguiu bons resultados nesse período, não?

Sim, com certeza. Eu costumo dizer que, durante a pandemia, a escola entrou na casa das pessoas. Então isso fez com os pais entendessem muito melhor os nossos métodos de ensino e vissem seus filhos usando o iPad na prática. E eles ficaram muito satisfeitos com o que viram, a ponto de fazer divulgação espontânea para seus conhecidos. Assim, agora a nossa escola está percebendo um aumento muito grande na busca por novas matrículas. É a maior procura dos últimos onze anos!

Que ótimo! E agora, as aulas já estão sendo presenciais novamente?

Sim, como a escola tem salas muito amplas, com distanciamento, já conseguimos oferecer o ensino presencial para todas as famílias que desejem – e é a grande maioria. Por outro lado, quem prefere manter os filhos no ensino online também pode. Isso porque mantemos em funcionamento todas as ferramentas implementadas no início da pandemia.

Do ponto de vista da gestão escolar, dá para dizer que a tecnologia veio para ficar?

Com toda a certeza! Aliás, já estávamos usando o iPad antes da pandemia e vinha sendo ótimo. Desde a parte pedagógica até a questão da sustentabilidade, porque reduzimos muito o consumo de papel. Mas, com a pandemia, o uso de tecnologia se tornou ainda mais importante. E como os nossos resultados com o iPad nesse período foram muito bons, agora não restam mais dúvidas de que foi um ótimo investimento. Então, se antes ainda havia alguém um pouco cético em relação às vantagens da tecnologia, agora não há mais.

A pandemia modificou muito o setor de ensino nesse último ano – e deve continuar modificando. Na sua opinião, quais os principais desafios que a gestão escolar vai enfrentar em 2022?

Para o gestor, acredito que a principal mudança seja a questão do planejamento, que antes era a longo prazo. Agora, percebemos que o cenário muda com muita frequência e isso exige um planejamento mais curto e que possa ser adaptado. E é muito bom poder contar com o iPad nesse processo, porque dá uma tranquilidade. Ou seja, se por acaso precisarmos mudar de novo para o online ou híbrido, não tem problema. Estamos prontos.

E o iPad também ajuda os professores a se adaptarem...

Exato. Com essas gerações mais novas de alunos chegando na escola cada vez mais conectadas, o ensino precisa se adequar. Mas com o iPad fica fácil e rápido para o professor fazer essa adaptação, usando novos aplicativos e ferramentas. Aliás, também acho importante salientar o papel da Sejunta nesse processo de sempre fazer o melhor uso da tecnologia. Tudo o que nós tínhamos vontade de implementar, a Sejunta mostrou como fazer, seja através dos cursos ou suporte. Então, hoje eu posso afirmar que não consigo mais imaginar a nossa escola sem a parceria com a Sejunta.

Quer saber como a gestão escolar de sua instituição pode colher resultados tão positivos quanto os da Maple Bear Goiânia? O primeiro passo é o mais importante: baixar nosso e-book gratuito sobre investimentos em tecnologia educacional. E, é claro: conte sempre com a Sejunta para auxiliar no processo de transformação digital da sua escola!

Foto: iStock/Pavel Muravev