As habilidades comportamentais e emocionais (soft skills) e técnicas (hard skills) têm sido as mais importantes características buscadas no desenvolvimento de pessoas.
Segundo o blog napratica.org, enquanto as habilidades técnicas são aquelas aprendidas por meio de estudos e experiências, as soft skills são as que nos caracterizam pelo comportamento que temos conosco, com outras pessoas e com o mundo, e ambas são extremamente importantes para o mercado de trabalho, inclusive para as milhares de profissões do futuro que nem conhecemos ainda.
A escola tem papel fundamental na preparação desses futuros cidadãos, desde os primeiros passos na educação infantil, e tal responsabilidade foi inclusive o foco proposto pela BNCC e o Novo Ensino Médio. (aqui pode colocar o link para o artigo 7 sobre o tema)
A comunidade escolar é um ambiente propício para o desenvolvimento integral do aluno, atuando não somente nos conhecimentos técnicos, mas também nos aspectos comportamentais e emocionais.
De acordo com o ”The Future of Jobs” do Fórum Econômico Mundial de 2020, as habilidades essenciais, que continuam no topo das prioridades educacionais e empresariais são o pensamento crítico e a análise e resolução de problemas, sendo que emergiram mais recentemente as habilidades de autogestão, como resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Veja a lista completa das habilidades do futuro apontadas na pesquisa, que devem ser pensadas nas estratégias pedagógicas:
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
- Pensamento analítico e inovação;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Liderança e influência social;
- Inteligência emocional;
- Pensamento crítico e análise;
- Resolução de problemas complexos;
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
- Programação e design de tecnologia;
- Orientação de serviço;
- Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
- Solução de problemas e experiência do usuário;
- Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
- Análise e avaliação de sistemas;
- Persuasão e negociação.
Podemos perceber claramente o quanto a tecnologia influencia as necessidades mercadológicas atuais, com habilidades não somente ligadas ao conhecimento técnico digital, mas também às novas habilidades necessárias para lidar com a velocidade e o volume de mudanças que impactam a nossa vida todos os dias.
Hoje, a escola que deseja excelência, precisa ser inovadora e tecnológica. Compreendendo que se torna cada vez mais difícil reter a atenção, desenvolver e atender às necessidades de aprendizado dessa geração que já nasceu conectada, novos modelos educacionais estão substituindo o tradicional.
Isso não quer dizer um rompimento com a identidade da escola, mas sim uma integração da tecnologia com os seus valores e objetivos educacionais. A simples transmissão do conteúdo está dando cada vez mais espaço à construção, à investigação e à criatividade no aprendizado que traz o aluno como protagonista das suas descobertas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades antes não trabalhadas em sala de aula.
O relatório The Future of Jobs também concluiu o quanto a pandemia acelerou as mudanças e que o futuro já chegou, trazendo um sentimento de urgência para a qualificação de nossos jovens.
Veja resumidamente algumas das principais conclusões do relatório:
- O ritmo de adoção da tecnologia deve permanecer inalterado e pode acelerar em algumas áreas.
- A adoção de tecnologia pelas empresas transformará tarefas, empregos e habilidades até 2025.
- Embora o número de empregos destruídos seja superado pelo número de “empregos de amanhã” criados, em contraste com os anos anteriores, a criação de empregos está diminuindo enquanto a destruição de empregos se acelera.
- As lacunas de qualificação continuam a ser altas, à medida que as habilidades em demanda em todos os empregos mudam nos próximos cinco anos.
- O futuro do trabalho já chegou para a grande maioria da força de trabalho online.
Em uma educação mais conectada com a nossa realidade, a escola passa a contribuir para o desenvolvimento tanto de soft skills como de hard skills, que devem levar o estudante a trabalhar por um mundo mais inclusivo e igualitário, com mais oportunidades e equilíbrio social, sendo a tecnologia uma das maiores responsáveis por esse novo modelo.
Inclusive, a Apple, uma gigante do setor, tem entre suas principais propostas o foco em tecnologias educacionais, onde se dedica a contribuir para o desenvolvimento de escolas inovadoras e preparadas para o futuro em todo o mundo.
A Sejunta é reconhecida pela Apple como uma *Apple Authorised Education Specialist*, o que reforça ainda mais o seu propósito, que é apoiar escolas a serem, de fato, inovadoras. Que tal conhecer melhor a Sejunta? Acesse mais conteúdos no nosso canal no Youtube.