Hoje, quem chega a uma das unidades da escola Maple Bear Goiânia encontra um ambiente de ensino totalmente integrado à tecnologia graças ao iPad. Logo, pode imaginar que a instituição passou por um complexo e demorado processo de implementação tecnológica – mas a realidade é outra. Afinal, faz apenas dois anos que a escola começou seu projeto Apple, desenvolvido com o suporte da Sejunta, e hoje já colhe resultados expressivos, tanto em termos educacionais quanto financeiros.
Conheça o case da Maple Bear Goiânia
Coordenadora de operações da instituição, a pedagoga Mariana Siqueira conta que a escolha pelo ecossistema Apple foi natural. “Aqui na escola, usamos uma metodologia em que a criança vivencia as situações na prática. Então os recursos do iPad, como a realidade aumentada, vão muito ao encontro disso”, relata. Aliás, a afinidade foi tanta que a Maple Bear Goiânia resolveu equipar a totalidade de suas turmas. Hoje, todos os estudantes a partir do sexto ano utilizam o iPad no sistema “um para um”. Já os alunos das séries iniciais fazem uso de dispositivos compartilhados entre as classes.
Como o iPad ajudou durante a pandemia
O início do projeto Apple com a Sejunta foi pré-pandemia, ainda em 2019. Ou seja, na época, não havia a intenção de migrar para o ensino remoto. Porém, já estar fazendo uso do iPad quando as escolas precisaram ser fechadas se mostrou essencial. “Graças ao iPad e ao apoio da Sejunta, em uma semana conseguimos montar uma plataforma de ensino online 100% operacional”, conta Mariana. “E isso só foi possível porque nossa equipe já havia sido treinada pela Sejunta. Hoje, 100% dos professores possuem certificação Apple Teacher. Ou seja, eles têm domínio total dos recursos do iPad”, complementa.
Retorno rápido e perceptível
Segundo Mariana, essa transição tranquila e fluida para o ensino remoto foi decisiva para o sucesso da instituição durante a pandemia. “Eu costumo dizer que, nesse período, a escola entrou dentro da casa das famílias. Então, isso fez com os pais entendessem muito melhor os nossos métodos de ensino e vissem seus filhos usando o iPad na prática. E eles ficaram muito satisfeitos com o que viram”, explica a gestora.
Aliás, essa satisfação está presente em toda a comunidade escolar. Recentemente, a Maple Bear Goiânia realizou uma pesquisa com professores, funcionários, alunos e suas famílias. No levantamento, 86% dos participantes afirmaram que o uso do iPad melhorou a qualidade do ensino. “E nós da coordenação acho que percebemos ainda mais os resultados. Isso porque os valores da Apple e da Sejunta realmente foram ao encontro de todas nossas demandas e objetivos. Até mesmo na questão da sustentabilidade, por exemplo. Antes, nós imprimíamos os portifólios dos alunos, o que gastava mais de 50.000 folhas a cada semestre. E agora tudo é feito digitalmente através do iPad, o que com certeza é muito mais sustentável e barato”, conta Mariana.
Maple Bear colhe resultados continuamente
Atualmente, a escola já está com a maior parte dos estudantes de volta às aulas presenciais. Porém, ainda colhe os resultados do sucesso obtido especialmente durante a etapa de ensino remoto. Isso porque a satisfação das famílias ao verem seus filhos aprendendo através do iPad continua repercutindo.
“Os pais estão fazendo divulgação espontânea para seus conhecidos. Assim, agora a nossa escola está percebendo um aumento muito grande na busca por novas matrículas. É a maior procura dos últimos onze anos. E a taxa de conversão também está ótima, porque as famílias vêm visitar a escola praticamente já decididas a efetuar a matrícula” explica a gestora. E Mariana complementa: “Então, com esse aumento na procura, eu posso afirmar que a satisfação com o projeto Apple agora chegou até mesmo ao nosso conselho financeiro. Eles estão muito felizes. Com certeza valeu demais fazer o investimento no iPad”.
Quer saber como sua escola pode obter resultados tão positivos como os da Maple Bear Goiânia? Então entre em contato agora mesmo com a Sejunta e comece o seu projeto Apple! Além disso, não deixe de conferir nossa entrevista completa com Mariana Siqueira sobre os desafios da gestão escolar para 2022.
Foto: iStock/sasirin pamai