Você está investindo na implementação da tecnologia Apple e na capacitação do corpo docente da sua escola. Mas você está mensurando os resultados do programa de tecnologia educacional da sua instituição de ensino?
A mensuração dos resultados do programa é essencial para que você reúna informações sobre o real impacto das ações de tecnologia educacional. Com isso, você conseguirá identificar ações adicionais necessárias para a implementação do programa e planejar a melhor estratégia para expandir o uso da tecnologia educacional na sua escola.
Neste artigo, vamos compartilhar com você as métricas indispensáveis para mensurar o sucesso do programa de tecnologia educacional da sua escola. Continue lendo!
Número de projetos desenvolvidos no programa
É essencial realizar um balanço de todos os projetos que foram desenvolvidos ao longo de determinado período. Responda a perguntas como as listadas abaixo:
- Quantos projetos interdisciplinares utilizando os iPads foram desenvolvidos pelos professores?
- Quais anos mais utilizaram as tecnologias educacionais disponibilizadas? Isso está dentro do esperado?
- Quais disciplinas mais utilizaram os iPads em sala de aula? Quais menos utilizaram?
Respondendo essas perguntas, é possível mensurar o andamento do programa e traçar estratégias para ampliar o programa, com mais projetos com tecnologia sendo desenvolvidos na instituição de ensino.
Uma das estratégias de mais impacto para aumentar o número de projetos é a capacitação de professores, ajudando-do os docentes a estarem mais preparados e confortáveis para inovar com a tecnologia em sala de aula.
Indicadores de aprendizagem
Essa métrica é, na verdade, composta por um conjunto de indicadores de desempenho que são extremamente importantes, pois mensuram o impacto dos projetos desenvolvidos dentro do programa de tecnologia educacional.
Essa mensuração precisa ser planejada de forma bem integrada entre os times de tecnologia educacional e pedagógico, já que está ligada ao desempenho dos alunos.
Entre as estratégias possíveis para obter indicadores de aprendizagem no contexto de tecnologia educacional, estão:
- Avaliações diagnósticas para compreender o ponto de partida dos alunos.
- Avaliações processuais, em que os professores avaliam a aprendizagem dos alunos durante as atividades em que são utilizados iPads.
- Avaliações de desempenho ao final de períodos pré-determinados, comparando com as avaliações diagnósticas para mensurar o impacto da tecnologia na aprendizagem dos alunos.
Feedback da comunidade escolar
Pesquisas sobre a opinião de alunos, pais e professores sobre o programa de tecnologia educacional é central, afinal, a escola precisa entender se os principais atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem veem valor no uso dos iPads.
O feedback é muito relevante para identificar o que mais motiva os alunos e se há alguma preocupação por parte dos pais, por exemplo. Veja algumas perguntas que você pode fazer à comunidade para mensurar o programa de tecnologia educacional:
- Alunos: Você aprendeu mais com o uso do iPad? O que você mais gosta no uso da tecnologia na aula? O que você menos gosta? O que você gostaria que tivesse de novo nas aulas com iPad?
- Famílias: Em uma escala 1 a 5, quanto o iPad é relevante na educação de seu(sua) filho(a)? Você recomendaria a escola para algum amigo que tem filhos na idade de ingressar no Ensino Básico?
- Professores: Você teve facilidade para implementar o iPad na sala de aula? Em uma escala 1 a 5, quanto a capacitação te ajudou a usar mais o iPad?
Você pode utilizar aplicativos de formulários online como o Survey Monkey ou o Google Forms para criar pesquisas de forma rápida e enviar para a comunidade.
Turnover do time docente
O turnover, isto é, quantos professores se desligaram da instituição de ensino é um fator interessante de analisar. Sua instituição de ensino teve aumento ou diminuição do turnover? A partir desse número, é necessário investigar e levantar outros indicadores de engajamento do corpo docente que são importantes.
Caso o turnover na sua instituição de ensino seja grande, é importante fazer uma entrevista na hora do desligamento do professor, procurando entender os motivos da saída do profissional.
Vemos que as escolas que possuem programas de tecnologia educacional que contam com formação continuada aos professores, além de premiações, certificações e reconhecimento aos docentes multiplicadores como o Apple Teacher tem uma taxa de turnover menor.
Participação em eventos internacionais
Por fim, uma métrica para mensurar o programa de tecnologia educacional é a participação da instituição de ensino em eventos internacionais. Eventos como esses trazem não só insights poderosos para os times de tecnologia e pedagógico, como também é possível que seus professores participem como palestrantes.
Os professores que são Apple Teacher podem participar ainda de uma seleção para serem escolhidos como Apple Distinguished Educators, os chamados ADEs. Ao serem selecionados, eles participarão do congresso anual dos ADEs, que a cada ano acontece em um país diferente. É uma oportunidade única de seus professores compartilharem a inovação da sua escola com o mundo todo, além de trazer novidades para dentro da sua instituição de ensino.