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Como aplicar Metodologias Ativas no ensino à distância em tempos de COVID-19

17 de May de 2020
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Vemos as metodologias ativas de ensino estarem em debate nas escolas nos últimos anos. Com o cenário de ensino remoto devido à pandemia de COVID-19, a discussão sobre implementar essas metodologias se acendeu novamente. Será que elas podem auxiliar professores e alunos durante esse período de isolamento?

A resposta é sim! As metodologias ativas passam a ter um papel ainda mais importante na rotina de aulas no ensino à distância. Se você está em busca de conhecimento sobre como se adaptar para ensinar nesse período, recomendamos que você leia também nosso artigo sobre como montar planos de aula para o ensino online em tempos de coronavírus.

Neste artigo, vamos te explicar o que são metodologias ativas e te dar alguns métodos que vão te ajudar a aplicar esse modelo nas aulas no ensino online.

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas de aprendizagem têm como principal objetivo incentivar o protagonismo dos alunos, estimulando-os a aprenderem de forma autônoma e participativa.

Para isso, as aulas são formuladas em torno da resolução de problemas e situações reais, em que os alunos precisam participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento.

Com isso, o professor torna-se um facilitador, ou seja, um mediador entre o aluno e o conhecimento. Mais do que transmitir o conteúdo, o professor irá guiar o aluno através do processo de aprendizagem.

As metodologias ativas estão muito ligadas à teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Segundo essa teoria, nós aprendemos mais efetivamente quando temos um papel mais ativo. Quando lemos um texto, por exemplo, aprendemos apenas 10%. Já quando aprendemos fazendo algo, aprendemos 80%. Uma diferença grande, não é mesmo?

Quando pensamos no ensino à distância, estimular a prática com as metodologias ativas é um fator ainda mais crítico para que os alunos se mantenham atentos durante as aulas. Afinal, passar horas em frente à tela do computador pode ser exaustivo.

Ao mesmo tempo, a prática tornou-se algo diferente do que o usual. Se antes os alunos tinham o espaço físico da escola e da cidade a explorar para realizar projetos, isso ficou bastante reduzido com as medidas de isolamento.

Por isso, é necessário adaptar também as metodologias ativas para o contexto digital, de acordo com as possibilidades dos professores e dos alunos.

Vamos analisar algumas práticas que são possíveis de serem aplicadas com metodologias ativas em tempos de ensino à distância.

Como aplicar a metodologia ativa no ensino à distância?

Aprendizagem baseada em projetos

Essa metodologia ativa tem como exemplo mais emblemático o movimento maker, conhecido como o "faça você mesmo". É colocar a mão na massa para aprender fazendo. Mas como é possível colocar isso em prática em meio à pandemia do corona vírus?

O roteiro de aprendizagem para aplicar essa metodologia pode seguir o mesmo do utilizado no ambiente de sala de aula físico, respondendo às seguintes perguntas:

• Por que vamos desenvolver esse projeto?

• O que devemos produzir com o projeto?

• Para que vamos produzir o projeto?

• Para quem vamos produzir o projeto?

No entanto, outras perguntas como "Com que recursos?" e "Como produziremos?" terão certamente respostas diferentes. Nesse caso, o professor deverá guiar os alunos para recursos digitais que podem ser utilizados em casa facilmente, como a pesquisa na Web e a utilização de aplicativos de produção.

Aprendizagem entre times

Essa metodologia ativa de aprendizagem torna-se ainda mais essencial quando pensamos no contexto de isolamento social. Isso porque é um método interessante para estimular os alunos a manterem a socialização com os colegas ao utilizarem as ferramentas digitais.

Como explicamos no nosso artigo sobre planos de aula para o ensino à distância em tempos de corona vírus, os aplicativos de videoconferência e as plataformas de aprendizagem digital (LMS) permitem a criação de grupos de estudo para a realização das atividades em grupo durante a aula via vídeo. Essa é uma ferramenta que o professor pode utilizar nesse processo.

Essa metodologia ativa permite que os alunos possam aprender colaborativamente, fazendo em conjunto e compartilhando. É um método interessante para ser aplicado em conjunto com a aprendizagem baseada em projetos também.

Fórum invertido

Essa metodologia ativa também é muito conhecida como sala de aula invertida. Nesse modelo, é disponibilizado para os alunos um fórum virtual que fica aberto aos alunos para que eles possam fazer perguntas, debater os conteúdos, se aprofundar nos tópicos abordados e se relacionar com os outros alunos.

Muitas plataformas de ensino online oferecem essa ferramenta, sendo um recurso de fácil implementação pela instituição de ensino e que impacta de maneira significativa a aprendizagem dos alunos.

Os professores podem estimular a participação nesta metodologia ativa com o fórum invertido postando desafios e incentivando os alunos a buscarem soluções para esses desafios. O resultado da participação dos alunos é muito positivo.

iPad e aplicativos como ferramentas para metodologias ativas

Se sua escola já implementou o iPad como ferramenta de aprendizagem, saiba que esse dispositivo é um dos mais poderosos nesse momento para a aplicação das metodologias ativas. Ele possui diversos recursos nativos que podem ser utilizados pelos alunos para serem protagonistas do processo de aprendizagem.

Mas para isso, os professores necessitam compreender esses recursos para guiar os alunos. Para aprender mais sobre as funcionalidades básicas do iPad, aproveite nosso curso gratuito.

O iPad tem seu potencial elevado quando pensamos nas centenas de aplicativos disponíveis. Muitos deles podem ser integrados aos planos de aula para a realização da aprendizagem baseada em projetos ou a aprendizagem entre times. Um bom início são os aplicativos de produção Keynote e Pages, mas há muitos outros que podem ser utilizados como iMovie, o Swift Playground, Garage Band e outros

Nós da Sejunta fizemos um guia completo de planos de aulas que podem ser utilizados no contexto de metodologias ativas. Todos os planos são baseados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem integrados diversos apps. Clique neste link para acessar.