Educação | 6 minutos de leitura

Mitos e verdades sobre tecnologia no ensino

15 de December de 2021
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Apesar de não se configurar mais uma novidade, o uso da tecnologia nas escolas ainda desperta algumas dúvidas. Neste artigo, relacionamos algumas perguntas chaves que podem ajudar a desmistificar o assunto em vários aspectos. Vem com a gente!

A TECNOLOGIA VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR. MITO!

Tereza Perez, em sua publicação “A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica”, elaborada em parceria com a Editora Moderna e a Fundação Santillana pela equipe da Comunidade Educativa CEDAC, cita como o professor assume um novo papel dentro de sala de aula, sem perder importância em relação ao uso da tecnologia: “O momento agora pede valor máximo ao conhecimento e ao relacionamento consigo, com o outro e com o planeta. Informação não é conhecimento! Um celular conectado à internet tem mais informação do que o conjunto de professores. Precisamos aprender a viver nesse contexto, e isso envolve saber buscar informação, relacioná-la com nossos conhecimentos e vivências e utilizá-la em diferentes contextos.” Ou seja, na escola, o professor deixa de ser o centro ou fonte de informação e passa a ser o orientador e mediador entre aluno e tecnologia, assumindo uma enorme responsabilidade no desenvolvimento do estudante como protagonista de seu próprio aprendizado e de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, preparando-o melhor para este mundo digital no qual vivemos.

OS JOVENS DE HOJE SABEM MAIS SOBRE TECNOLOGIA DO QUE SEUS PROFESSORES. MITO!

Como reforça este artigo do site Na Aula de Português, “ter acesso é diferente de saber usar - saber usar não significa saber usar ativa e criticamente.” Ou seja, a presença da tecnologia na vida dos alunos não é sinal de conhecimento e o professor será o responsável por guiá-lo para o seu uso responsável e com significado.

A ADAPTAÇÃO DOS PROFESSORES À TECNOLOGIA É DIFÍCIL. MITO!

Neste artigo, a professora Mariana Rocha, uma Apple Distinguished Educator certificada pela Apple, conta como em apenas um ano, professores do Colégio Presbiteriano Mackenzie de São Paulo não só dominaram a tecnologia, mas, inclusive, expandiram o projeto de forma tão gradual e natural que 5 profissionais da instituição conquistaram sua certificação em pouco tempo.

PROFESSORES APOIAM O USO DA TECNOLOGIA. VERDADE!

Segundo o relatório Criatividade na Aprendizagem do Instituto Gallup, “os professores classificam as tarefas baseadas em projetos e facilitadas pela tecnologia como as melhores para viabilizar uma grande variedade de resultados dos alunos. Por exemplo, mais de oito em 10 professores dizem que projetos que incorporam tecnologia em caráter transformador são melhores do que as tarefas tradicionais para personalizar o aprendizado dos alunos, levando-os a se responsabilizar por seu aprendizado e ajudando-os a conectá-lo ao mundo real.”

PROFESSORES PRECISARÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. VERDADE!

Não só em razão da tecnologia, que evolui constantemente, mas também em razão das novas diretrizes da BNCC, os professores precisarão manter-se atualizados. O MEC, na Portaria n° 882, reforça essa necessidade sobre como “as novas diretrizes orientam sobre a necessidade de lidar com as dinâmicas do processo de aprendizagem com a tecnologia, de modo que os professores possam desenvolver novas metodologias e abordagens ativas e inovadoras, nas modalidades de ensino presencial, remota ou a distância.” A educação continuada dos professores estará diretamente ligada às melhorias na qualidade do ensino.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL NÃO COMBINA COM ESCOLAS TRADICIONAIS. MITO!

No mesmo artigo já citado, a Apple Distinguished Educator Mariana Rocha destaca como o Colégio Presbiteriano Mackenzie, apesar de ser tradicional, apostou e obteve sucesso no uso de iPad, provando como as tecnologias educacionais podem ser inseridas nas aulas de qualquer perfil de instituição.

A TECNOLOGIA É ESSENCIAL PARA A PLENA EXPLORAÇÃO DA CRIATIVIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. VERDADE!

O documento ”Visão da Apple para a aprendizagem com o iPad” mostra como essa referência do setor relaciona criatividade e tecnologia: “A aprendizagem criativa não precisa se limitar a projetos de arte ou multimídia. A tecnologia pode ser essencial para a criatividade em todos os assuntos, atuando como uma extensão da forma como os alunos exploram o mundo, resolvem problemas difíceis e criam. Uma melhor tecnologia permite que os alunos desenvolvam ideias originais e habilidades de pensamento crítico e descubram seu potencial.”

TECNOLOGIAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ALINHAMENTO À BNCC E AO NOVO ENSINO MÉDIO. VERDADE!

Além de serem citadas diretamente na BNCC em duas competências gerais, na quarta e na quinta, as tecnologias educacionais estão presentes entre os pilares da base, como cita o caderno de práticas disponibilizado pelo MEC: “Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais…”

A TECNOLOGIA AINDA NÃO É EXPLORADA EM TODO O SEU POTENCIAL DENTRO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. VERDADE!

O relatório Criatividade na Aprendizagem do Instituto Gallup também aponta que “embora o acesso à tecnologia seja amplamente difundido, seu uso costuma ser limitado a atividades menos criativas e que não aproveitam todo o seu potencial. Apenas 13% dos professores e 25% dos alunos relatam o uso da tecnologia para ver ou experimentar algo que, de outra forma, não poderiam.”

Tecnologia e educação já estão intimamente ligadas e há muito a se ganhar com essa conexão. Assim como tudo que envolve a digitalização, as informações chegam sempre em grande volume e velocidade, e por isso, ainda mais nessa era, o estudo e a pesquisa serão sempre importantes para descobrirmos as verdades e mitos que surgem sobre este e outros assuntos.

Gostou desse artigo? Para apoiar escolas em seus processos de inovação, a Sejunta oferece experiências únicas e engajadoras, que vão desde o planejamento até a implantação tecnológica, atuando como verdadeiros parceiros dentro dessa transformação.

Reconhecida pela Apple como uma Apple Authorised Education Specialist, queremos oferecer o melhor uso possível da tecnologia dentro do ambiente escolar. Sejunta com a gente!