Promover a melhoria da qualidade e conquistar maior competitividade são desafios de gestores dispostos a transformar e inovar dentro do sistema educacional.
Segundo o portal GI, a Educação 4.0, cuja maior característica é transformar os alunos em pessoas capazes de inovar e de gerenciar a tecnologia, evoluiu para a Educação 5.0, que está relacionada ao conceito de Sociedade 5.0 que surgiu em 2016 no Japão. Esta, manteve as práticas anteriores, adicionando novas necessidades vindas da sociedade quanto ao desenvolvimento de competências socioemocionais.
Nos últimos anos a forma como nos relacionamos tem se alterado, assim como as necessidades de aprendizado, desde a educação básica, até as que são fundamentais para ingressar e ter sucesso no mercado de trabalho.
E essa mudança contínua e acelerada fez com que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para lidar com os impactos desse cenário, passassem a serem vistas com mais importância dentro do sistema educacional.
Veja a relação das mais citadas características de cada modelo, entre diversas fontes pesquisadas (Blog Cer-Sebrae, Revista Direcional Escolas, jun/21, Blog Urania, Blog Jornada Edu, fev/21, Blog Planneta Educação, dez/20), ressaltando que a 5.0 traz todas as características da anterior, com acréscimo de novos pontos (uma não suprimiu a outra, apenas se complementaram):
EDUCAÇÃO 4.0 - DESTAQUE PARA O USO DA TECNOLOGIA
- Usar a tecnologia de forma segura, saudável e produtiva;
- Pensar na preservação do meio ambiente;
- A tecnologia na escola tem o propósito de oferecer melhores resultados na aprendizagem;
- O aluno se torna protagonista do seu aprendizado;
- O professor deixa de ser o centro e passa a ser o mediador entre aluno e tecnologia;
- Desenvolvimento de habilidades relacionadas à tecnologia como: conhecimento digital e matemático, raciocínio lógico, empreendedorismo e aprendizado colaborativo;
- Desenvolvimento de habilidades voltadas à preparação para o mercado de trabalho.
EDUCAÇÃO 5.0 - DESTAQUE PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
- Aprimorar a integração entre pessoas e tecnologia;
- Preparar o aluno para a velocidade e excesso de informações geradas pela digitalização, desenvolvendo habilidades e competências que tragam maior consciência, pensamento crítico, autonomia e protagonismo social;
- Desenvolver as habilidades necessárias para o mercado de trabalho junto às que são necessárias para a construção de uma sociedade mais ética, justa, inclusiva, igualitária e sustentável;
- Fortalecimento do ensino colaborativo, levando-o além do trabalho em equipe dentro da escola para uma integração social e comunitária maior e mais representativa;
- Mais incentivo à inovação e criatividade.
É preciso lembrar que o destaque ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais é a premissa da BNCC e do Novo Ensino Médio e que as escolas têm hoje a oportunidade de estarem ainda mais perto de uma educação conectada com o futuro. Veja como esses objetivos estão descritos na BNCC-MEC:
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens;
- Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.
No e-book “Como preparar a escola para integrar a BNCC e o Novo Ensino Médio” falamos sobre diversos aspectos desse assunto, e vamos destacar aqui, para o gestor, nesse contexto de Educação 5.0, as seguintes dicas:
1.
Crie um plano de ação para diagnosticar a situação atual e estabelecer os novos objetivos educacionais da instituição;
2.
Conheça profundamente o assunto e envolva toda a equipe para entender da melhor forma possível as necessidades de adequação, tanto estrutural quanto pedagógica;
3.
Faça um diagnóstico preciso, envolvendo respostas a: O que queremos oferecer? O que precisamos fazer? Qual a melhor forma de chegar a esse objetivo? Em quanto tempo devemos chegar?
4.
Formate o planejamento de maneira cooperativa e participativa, levando em consideração o que tem a dizer todas as áreas de interesse, desde educadores à alunos e comunidade escolar;
5.
Planeje as ações, dando especial atenção à:
- Formação continuada de professores;
- Utilização de metodologias ativas para atender às demandas da Educação 5.0;
- Investimento em tecnologias educacionais realmente efetivas;
- Treinamento de equipe para o melhor uso desses recursos;
- Promoção cada vez maior da integração entre escola e comunidade.
6.
Defina os responsáveis por cada estratégia / ação;
7.
Comunique claramente toda a comunidade escolar sobre as fases, objetivos e prazos do plano;
8.
Continue acompanhando e avaliando tudo que for realizado para remanejar o que for necessário para o sucesso da implantação.
Embora a transformação seja um processo que envolve todos, o gestor escolar, em seu papel de líder, assume a responsabilidade de nortear, apoiar e oferecer as condições necessárias para fazer da Educação 5.0 uma realidade dentro da instituição.
Ainda, é necessário mencionar, como a pandemia do Coronavírus explicitou a necessidade de nos mantermos sempre atualizados e como as escolas estiveram em diferentes níveis em suas etapas de adaptação ao isolamento social.
Este é apenas mais um fato que comprova como a importância da tecnologia tem crescido na história educacional recente e hoje pode ser tratada como absolutamente essencial para o pleno desenvolvimento de alunos preparados para o futuro.
E falando em tecnologia, a Sejunta é uma startup reconhecida pela Apple como uma Apple Authorised Education Specialist, sabe o que isso significa? Que oferecemos soluções completas e garantidas pela Apple para líderes, professores e alunos, que incluem dispositivos, treinamento, suporte e acima de tudo, experiências de ensino-aprendizagem que geram encantamento e engajamento através do melhor uso possível da tecnologia dentro do ambiente escolar.
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