João Pedro de Oliveira é um jovem de 19 anos com um futuro brilhante pela frente. Ele passou por várias escolas em São Paulo com uma estratégia de vida, desde muito cedo, já bem definida: reconhecer a importância dos estudos, aproveitar as oportunidades, explorar todas as áreas do conhecimento e buscar autoconhecimento.
Em 2018 João conheceu a ONG Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que identifica jovens talentos de baixa renda e facilita o acesso a bolsas em escolas particulares de excelência e também a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do Ensino Fundamental à universidade.
Por se destacar em sua dedicação e desempenho, João era direcionado pelo Instituto para excelentes oportunidades. Foi assim que ele conheceu o programa de bolsas de estudos da Fundação St. Paul’s e a escola britânica St. Paul’s School, e se apaixonou pela proposta educacional desde o primeiro contato.
A Fundação St. Paul’s é uma entidade sem fins lucrativos que oferece bolsas integrais de estudo para alunos talentosos de menor renda na St. Paul’s School. Ela realiza um processo seletivo anual meticuloso que dura cerca de cerca de 18 meses com provas de inglês e cognição, entrevistas individuais e um curso de preparação para candidatos pré-selecionados.
A St. Paul’s School é uma escola internacional de excelência em São Paulo que integra tradição e inovação para que seus alunos se desenvolvam no cenário global. Foi a primeira escola britânica a ser fundada na cidade e oferece um currículo anglo-brasileiro com o melhor das duas culturas. Com quase 100 anos, foi também a primeira escola britânica na América Latina a ser reconhecida pelo Reino Unido como uma British School Overseas.
Após um processo seletivo com provas e entrevistas, João integrou o grupo de cinco candidatos indicados para participar por seis meses de um curso preparatório na St. Paul’s, com aulas de diversas disciplinas em inglês. Mesmo enfrentando a dupla jornada de também cursar o Ensino Médio em uma ETEC de Paraisópolis, João se destacou e conseguiu uma vaga como bolsista da escola, dando o pontapé inicial a um período que mudaria todo o seu futuro.
Os talentos que ingressam como bolsistas na St. Paul’s têm sua vida transformada por uma educação internacional, que dá acesso a um excelente currículo, além de apoio pastoral de qualidade em um ambiente seguro e estimulante. E enquanto recebem todos os benefícios oferecidos pelo programa de bolsas de estudos e o apoio da fundação, esses jovens enriquecem o ambiente escolar com suas perspectivas de vida e suas conquistas.
Foi por meio do apoio e orientação especializada a bolsistas que João Pedro, após 3 anos como excelente aluno, conquistou mais uma grande vitória. A University of Applied Sciences Würzburg-Schweinfurt (Alemanha) o aprovou para o curso Bachelor Business and Engineering (Bacharel em Negócios e Engenharia).
Feliz com a conquista e grato à oportunidade de desenvolvimento acadêmico e socioemocional, o jovem fala sobre o seu futuro: “Eu me vejo mais sábio em minhas decisões. Ainda quero me conhecer melhor, para ter maior projeção profissional. Quero usar o meu amadurecimento para tomar as melhores decisões nos momentos mais decisivos”. E também aconselha outros estudantes a se dedicarem às diferentes oportunidades, ao autoconhecimento e a investir no que faz sentido em suas vidas.
João Pedro agradece às pessoas que estiveram por perto, como família e comunidade escolar por ouvi-lo, compreender as suas necessidades, por incentivá-lo e pela liberdade de escolhas oferecida, que foi essencial para o seu crescimento e aprendizado.
“Diria as pessoas que estiveram perto de mim me dando força para continuar: minha família, a fundação e a Staff da escola. Pois eu tinha um lugar para conversar e ouvir todos os momentos que eu precisasse para me dar mais dedicação para seguir. Além disso, foi importante também para mim a liberdade que tive de poder fazer escolhas, aprendendo e crescendo com elas.” - João Pedro.
A Sejunta agradece o seu exemplo, João Pedro! Desejamos que seu futuro continue a influenciar positivamente outros jovens e a promover mudanças reais em nossa sociedade.
“Alunos como o João Pedro nos inspiram, fazendo tudo valer a pena. Todo o nosso trabalho e dedicação são recompensados quando vemos tudo o que ele conquistou. E estamos animados para ver tudo o que ele ainda vai conquistar. A Sejunta nasceu com o propósito de mudar o mundo para melhor e eu sinto que chegamos mais próximo cada vez que conseguimos apoiar histórias como essa.” - Guilherme Camargo, CEO Sejunta.
Como parceira da St. Paul’s School e da Fundação St. Paul’s em tecnologia, a Sejunta também acredita que a educação é transformadora. Acompanhando de perto este trabalho tão importante, junto com a fundação, fez questão que o João Pedro pudesse continuar a sua jornada de aprendizagem na Alemanha com um Mac novo, para que ele continue inspirando outros jovens cada vez mais.
Parabéns e feliz futuro, João Pedro! E nossa admiração à iniciativa social da Fundação e da escola St. Pauls.
Quer conhecer outras histórias inspiradoras? Sejunta com a gente!