Chamamos de tecnologias educacionais os recursos tecnológicos que são aplicados aos processos pedagógicos com o objetivo de trazer para a educação práticas que facilitam e potencializam o ensino e a aprendizagem e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento de futuros cidadãos.
Não existe uma fórmula pronta para projetos de implementação tecnológica nas escolas, pois cada instituição possui objetivos pedagógicos e mercadológicos diferentes, assim como diferentes condições financeiras e de estrutura.
Porém, algumas questões da fase inicial do projeto, quando são escolhidas as tecnologias, devem ser consideradas por qualquer instituição que deseja trazer inovação ao ensino por meio de ferramentas digitais.
Como começar um projeto de tecnologia educacional?
No podcast “Como escolher tecnologias para a sua escola?”, os convidados Fabia Antunes, Diretora Pedagógica da Escola Lourenço Castanho, e Wallace Morato, Diretor Financeiro e Tecnologia na Escola Beit Yaacov, conversaram com Guilherme Camargo e Yuri Ribeiro, da Sejunta, sobre o começo desta jornada.
Confira abaixo alguns pontos deste encontro e outros insights oferecidos pela Sejunta:
Tudo deve começar pelo estabelecimento dos objetivos que a instituição espera alcançar com a adoção de novas tecnologias educacionais, incluindo objetivos pedagógicos e mercadológicos.
A implementação deverá seguir a partir de um planejamento multitarefa, envolvendo várias pessoas em diversos momentos, pois é um movimento constante e a Sejunta apoia a escola desde este momento zero.
O gestor deve ser o líder da mudança, mas deve agregar às decisões o corpo pedagógico e técnico da instituição para que todos os aspectos da implementação sejam corretamente atendidos.
Quanto aos objetivos, é preciso definir e entender que tipo de desenvolvimento a escola deseja oferecer ao aluno, em qual contexto a comunidade escolar está inserida, quais retornos são esperados e qual imagem a instituição deseja fortalecer, entre outros.
Mas, acima de todos os objetivos, é preciso saber que a escolha da tecnologia deve sempre obedecer ao princípio de intencionalidade pedagógica. Devemos considerar que os alunos de hoje, nativos digitais, conhecem e usam as tecnologias, mas de forma geral não sabem como usá-la de forma segura, crítica, positivamente produtiva e responsável.
As tecnologias escolhidas devem ser instrumentos que facilitam e potencializam o ensino e a aprendizagem, garantindo a execução do plano pedagógico. A forma de utilização da tecnologia deve trazer sentido e estar conectada com a realidade do estudante, deixando de lado o uso apenas substitutivo, que não promove o desenvolvimento das habilidades esperadas.
O corpo docente é parte fundamental da mudança e por isso precisa ser tratado com empatia no processo. Considerando que estes profissionais possuem diferentes níveis de familiaridade com a tecnologia, é preciso deixá-los à vontade com a experiência, promovendo capacitação que os apoiem no desenvolvimento da sua carreira no aspecto digital.
Para isso, a Sejunta oferece formação continuada a professores, por meio de cursos, encontros presenciais, agendamento individual e webinars com especialistas em educação e tecnologia certificados pela Apple, com o objetivo de apoiar educadores a promoverem as melhores experiências de aprendizado com recursos digitais, como o iPad, sempre reforçando o seu papel essencial e insubstituível como o mediador entre conteúdo, informação e tecnologia.
Com os objetivos determinados, é o momento de estudar o mercado e conhecer os prós e contras das tecnologias existentes. O investimento deve ser direcionado às tecnologias que mais atendam às necessidades pedagógicas, técnicas e administrativas da instituição.
Tecnologias realmente capazes de trazer inovação ao ensino-aprendizagem oferecem versatilidade e ferramentas capazes de criar novas experiências, personalizadas e conectadas com a vida do estudante, por meio do estímulo da criatividade, da colaboração e do protagonismo do aluno na sua construção do saber. Devem estimular e possibilitar a experimentação e o compartilhamento de ideias, além de serem acessíveis a estudantes com diferentes necessidades, trazendo equidade ao ensino. Você pode conhecer o que algumas escolas pelo mundo estão conquistando no relatório “iPad e Mac na Educação - Resultados” aqui.
Indo além da aquisição, com o apoio da Sejunta, as lideranças do projeto têm acesso à Dashboard da Sejunta, uma plataforma própria, desenvolvida para a gestão ter contato em tempo real a dados importantes para o acompanhamento da implementação, além de ser um meio facilitador para agendamentos de professores e chamados de TI.
Como a Apple facilita a gestão do TI.
No aspecto técnico, dê valor às tecnologias que possibilitam gerenciamento remoto e em escala para que a sua implementação possa ser ágil, prática, fácil e segura, independente do volume adquirido e de quantas pessoas atuam no seu TI. Veja como a Sejunta e a Apple atendem a esses requisitos aqui.
A segurança é um dos fatores mais valorizados pelos pais na adoção de tecnologias educacionais. Invista nas que oferecem recursos rígidos de proteção e privacidade. Se forem nativos, como no ecossistema Apple, além de melhor performance, ainda trazem maior economia pela não necessidade de adquirir de terceiros.
Considere a capacidade de integração com seus sistemas atuais e a compatibilidade com os softwares que serão importantes para as suas estratégias pedagógicas e com os quais alunos e professores já estão acostumados. Pense no valor que será necessário investir nesses aspectos, além da compra dos equipamentos.
Avalie a durabilidade do hardware, a atenção requerida do TI e a capacidade de atualização das tecnologias adotadas para que seu custo x benefício continue positivo a médio e longo prazo.
Após a decisão sobre qual tecnologia adotar, existem soluções inteligentes de aquisição, como leasings operacionais que permitem a compra sem a necessidade de alto investimento inicial (e com benefícios fiscais) e também estratégias para implementação em etapas, se necessário.
Aproxime a decisão da família, mostrando os benefícios de uma educação mais conectada com o futuro e tranquilizando-a sobre a segurança do projeto. As tecnologias Apple são reconhecidas em todo o mundo pela preocupação com a privacidade e proteção dos usuários e na educação não é diferente, pois oferece recursos também de gestão para garantir que seus dispositivos sejam utilizados com foco pedagógico, com bloqueios de acesso e controles, inclusive de tela, que podem estar dentro das regras de uso instaladas e/ou que podem ser comandados diretamente pelo professor em aula.
Por fim, conheça também a experiência de outras instituições, seu reconhecimento, seus dados de sucesso e expressividade quanto à inovação de seus projetos.
A implementação de tecnologias educacionais é muito mais do que comprar e entregar dispositivos aos alunos. É preciso objetivos, controle, intencionalidade pedagógica e atender a educadores, estudantes e famílias para que seus resultados reflitam como conquistas para a instituição.
O objetivo da Sejunta é apoiar a transformação da escola por completo, oferecendo serviços na esfera administrativa, técnica e pedagógica que suprem todas as necessidades que a instituição possa ter para realizar uma implementação de sucesso, com resultados significativos para líderes, educadores e estudantes.
Confira neste white paper mais dicas sobre os primeiros passos na adoção de tecnologias educacionais, com o exemplo inspirador de escolas reconhecidas como Apple Distinguished School apoiadas pela Sejunta.
Sejunta com a gente!