A escola ocupa um espaço importantíssimo na vida do indivíduo, não só na construção do conhecimento, mas também no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais essenciais, assim como no autoconhecimento e consciência de seu papel social e coletivo.
Por isso, a escolha de uma instituição pela família é sempre cercada de muito cuidado, em que são consideradas questões como valores, qualificação e localização, passando por diversos outros fatores.
Entre esses pontos, desde a necessidade urgente de transformação digital imposta pelo isolamento social, o uso de tecnologias educacionais passou a ter destaque na decisão de pais e responsáveis.
Segundo pesquisa do Grupo Consumoteca divulgada neste artigo da Exame, a união de recursos tecnológicos e pedagógicos é aprovada por 68% dos pais entrevistados, que esperam que a escola eduque os jovens para um uso produtivo e crítico dessas tecnologias, estando preparados para uma vida cada vez mais digital.
A mesma pesquisa, realizada com 1.500 pessoas com filhos de até 17 anos, das classes A, B e C de todo o país, indica que 80% delas acreditam que a digitalização auxilia no processo de aprendizagem, 50% que é benéfico para o processo de resolução de problemas e 56% que ajuda no planejamento pessoal e escolar.
Outro estudo, de grande relevância para o tema, foi feito pela Gallup. O "Criatividade na Aprendizagem” realizou pesquisas qualitativas e quantitativas para avaliar, entre as escolas norte-americanas, até que ponto a criatividade na aprendizagem está ocorrendo nas salas de aula e o papel da tecnologia no processo, entre outros pontos que também incluíram as expectativas de pais e responsáveis sobre o que consideram importante para a educação.
Veja, segundo o estudo, quais foram as principais preocupações dos pais neste tema:
- 77% concordam que a criatividade na aprendizagem inspira melhores resultados do que os métodos de aprendizagem tradicionais.
- Preferem experiências de aprendizagem que exijam que os alunos apliquem de forma criativa o que estão aprendendo.
- Para preparar as crianças para o futuro, professores e pais valorizam os resultados relacionados à criatividade e a outras formas de desenvolvimento cognitivo, como o pensamento crítico.
- 51% dos pais dizem que é "muito importante" que seu filho tenha ideias próprias sobre como resolver problemas.
- 49% afirmam que é “muito importante” que experimente formas diferentes de fazer as coisas, mesmo que elas não funcionem.
- 64% dos pais dizem que o pensamento crítico é um dos resultados de aprendizagem mais importantes dos alunos.
- 59% dos pais acredita que é “muito importante” que os alunos trabalhem em projetos com aplicações no mundo real.
- Apenas 18% dos pais dizem que é "muito importante" que o seu filho memorize fatos e definições.
- Apenas 4% dos pais incluem “boa pontuação em testes padronizados” entre os resultados de aprendizagem mais importantes.
A pesquisa também alia o uso transformador da tecnologia como fator essencial para que os alunos alcancem os resultados de aprendizagem esperados, desenvolvendo autonomia e protagonismo no processo, possibilitando oportunidades de experimentar coisas novas e de que outras pessoas tenham acesso a seus trabalhos, além de potencializar o aprendizado, a criatividade e a colaboração.
Com o mesmo título deste artigo, a Sejunta gravou um capítulo do Sejuntacast de nome "O que as famílias esperam da escola?" e convidou dois diretores incríveis para conversar, sendo eles o Rui Christofoletti do Colégio Koelle e o Cesar Pazinatto da See-Saw. Você pode assistir este episódio no Youtube ou ouví-lo no Spotify e Apple Podcasts.
Nós, da Sejunta, como especialistas em educação reconhecidos pela Apple, apoiamos escolas que desejam investir em uma nova cultura digital.
Nossos projetos de implementação são personalizados e consideram aspectos que atendem não só às necessidades técnicas e financeiras, mas também pedagógicas e de valores da escola, respeitando a opinião de toda a comunidade escolar para oferecer o melhor planejamento.
Sejunta com a gente!