Educação | 6 minutos de leitura

Por que ensinar programação com iPads na sua escola

25 de May de 2019
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Você já deve ter se dado conta de como a tecnologia digital está presente em nosso cotidiano, nos conectando com as pessoas ao redor do mundo e nos auxiliando a solucionar problemas com a ajuda de aplicativos, softwares e sites na Internet.

Nesse contexto, passou a ser extremamente importante que as crianças e os adolescentes saibam interagir criticamente com essas tecnologias, além de compreender como elas funcionam. E por que não saber também como efetivamente criar soluções para os problemas do mundo utilizando a tecnologia digital?

É isso que o ensino de programação - ou no inglês, coding - se propõe a fazer, desenvolvendo nos seus alunos as competências necessárias para que eles possam ser agentes de mudança no mundo por meio da tecnologia.

Por isso, vamos te mostrar neste artigo porque sua escola deve pensar em implementar essa disciplina no currículo e como os iPads podem fazer ainda mais diferença!

Quais são as competências que podem ser desenvolvidas com linguagem de programação?

As competências que lideram o ranking do Fórum Econômico Mundial como sendo as mais importantes a serem desenvolvidas nos jovens que estarão no mercado de trabalho no futuro são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade.

Em um mundo em constante mudança, elas são realmente cruciais, e o ensino de programação auxilia os alunos a desenvolverem tais competências, aprimorando o raciocínio lógico e buscando soluções criativas com a ajuda da tecnologia digital.

Por isso, muitas escolas já começaram a implementar o ensino de programação em seu currículo visando esses objetivos pedagógicos. É possível fazer essa integração tanto na perspectiva de ensinar linguagem de programação como uma disciplina exclusiva no currículo. Mas também é interessante integrar a programação em disciplinas como ciências, matemática e língua portuguesa. Como isso é possível? Vamos te dar um exemplo pensando na disciplina de língua portuguesa.

Um dos eixos de competências do século 21 propostos pelo Fórum Econômico Mundial é justamente os multiletramentos. Com o ensino de programação, é possível desenvolver o importante letramento sobre as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), ajudando seus alunos nas práticas sociais, culturais e de linguagem dentro desses contextos.

Pareciam duas disciplinas bem distantes, não é mesmo? Mas no mundo conectado e em rede em que vivemos, a linguagem de programação está, na verdade, em grande parte das nossas atividades cotidianas.

Como começar o ensino de programação e pensamento computacional

Existem diversas ferramentas disponíveis para sua escola implementar o ensino de programação na sua instituição de ensino, pensando nos objetivos pedagógicos que sua escola deseja alcançar, assim como os recursos tecnológicos que a instituição possui.

Um projeto muito interessante que pode ser um ponto de partida para uma implementação mais robusta do ensino de programação na sua escola é o Code.org. Uma das iniciativas mais conhecidas desse projeto é a Hora do Código, quando diversas escolas espalhadas pelo mundo dedicam um dia inteiro para o ensino de programação.

Há também diversas escolas de ensino de programação espalhadas pelo Brasil que oferecem materiais para escolas do Ensino Básico com o objetivo de levar o ensino de programação e pensamento computacional para os alunos.

Dentre as opções, as ferramentas e programas disponibilizados pela Apple se mostraram os mais modernos e robustos, ajudando milhares de instituições de ensino ao redor do mundo a desenvolverem nas crianças e nos adolescentes essas habilidades. E o iPad tem um papel muito importante nesse processo.

Como o iPad e o Everyone Can Code te ajudam a integrar programação ao seu projeto pedagógico

Os iPads tornaram-se ferramentas que auxiliam escolas e professores a proporem aulas ainda mais práticas e dinâmicas, tornando as metodologias ativas de aprendizagem uma realidade dentro da sala de aula. Além disso, estes dispositivos possibilitam que a criatividade dos alunos estejam em primeiro plano, ajudando-os a solucionar problemas complexos de maneira verdadeiramente inovadora.

Sendo assim, os iPads oferecem uma experiência única para aprender linguagem de programação na medida em que os alunos desenvolvem essa competência com os simples toques na tela, de forma lúdica. A Apple oferece o aplicativo Swift Playgrounds que contempla esse objetivo: ensinar de maneira prática, dinâmica e divertida. linguagem de programação Swift, utilizada para o desenvolvimento de aplicativos iOS e iPadOS que podem ser instalados em iPhones, iPads e iPods.

Aliado aos iPads e ao aplicativo Swift Playgrounds, o programa Everyone Can Code é, sem dúvidas, o maior diferencial para a implementação de coding na sua instituição de ensino. Neste programa, a Apple disponibiliza um currículo para a integração do ensino de programação na sua escola, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Alguns professores ainda possuem receios quando pensam em inserir programação em suas disciplinas, afinal, é um conhecimento novo para muitos deles. O Everyone Can Code dá o conhecimento necessário para que esses educadores tenham a segurança que precisam para compreender a linguagem de programação como um agregador importante em suas aulas. Além disso, a Apple oferece também um fórum para educadores, uma comunidade virtual em que é possível trocar experiências com professores ao redor do mundo sobre o ensino de programação.

Para auxiliar ainda mais os professores, nós criamos um curso online sobre o Everyone Can Code. Nesse curso, os educadores aprendem os fundamentos do pensamento computacional e da programação, além de ver exemplos da linguagem de desenvolvimento de apps com o aplicativo Swift Playgrounds.

Todos os cursos online da Sejunta são gratuitos para as instituições de ensino cadastradas em nosso Dashboard de formação contínua online! Se sua instituição de ensino ainda não possui uma conta, você pode criá-la gratuitamente aqui.