Programação para Todos

O Brasil é o quarto país que mais consome aplicativos no mundo e estima-se que em 2021 serão realizados cerca de 352 bilhões de downloads de apps ao redor do globo, um segmento que tem uma média de crescimento de 20% ao ano. Com este cenário, aumenta também a procura e a valorização dos programadores.

No entanto, aprender a programar não é importante apenas para quem quer ser programador. Aprender a programar desenvolve o pensamento crítico, a capacidade de solucionar problemas complexos e a criatividade. Habilidades que são essenciais para qualquer área de atuação. Essas habilidades serão, inclusive, as três mais importantes para o mercado de trabalho a partir de 2020, de acordo com o último relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial.

Pensando em tudo isso e acreditando na capacidade que todos temos de criar coisas surpreendentes, a Apple desenvolveu em conjunto com educadores o currículo EveryoneCan Code, ou, Todo Mundo Pode Programar. É uma série composta por seis livros onde alunos de todas as idades serão imersos ao pensamento computacional e darão seus primeiros passos como programadores, e quem sabe, criando no futuro seus próprios apps.

Os livros do Everyone Can Code são interativos e funcionam como guias para os professores, para que todos possam aprender, formular e ensinar programação. Uma maneira eficiente e segura para que as instituições de ensino incluam a disciplina de pensamento computacional em sua grade curricular.

Além de ensinar uma linguagem de programação e desenvolver habilidades subjetivas importantes, em média, 64% das habilidades de matemática do ensino fundamental da nova BNCC podem ser ensinadas, desenvolvidas ou reforçadas com o currículo de coding da Apple.

Todo Mundo Pode Programar é um currículo gratuito. Tudo o que precisamos para começar é um iPad, uma escola inovadora e um professor.

Entre em Contato

Criatividade para Todos

A criatividade será a terceira habilidade mais importante no mercado de trabalho em 2020. Quem afirma isso é o Fórum Econômico Mundial em sua última versão do relatório The Future of Jobs.

A forma como a criatividade se desenvolve levou um pesquisador chamado George Land a medir o potencial criativo de 1.600 crianças e os resultados foram catastróficos. As pesquisas foram baseadas em testes utilizados pela NASA para medir a criatividade de seus engenheiros e cientistas. Quando as crianças tinham cinco anos de idade, 98% apresentaram altíssimos níveis de criatividade. As mesmas crianças, quando completaram quinze anos, mantiveram apenas 12% de seu potencial criativo. Os mesmos testes aplicados posteriormente em 280 mil adultos mostraram que somente 2% permaneceram criativos. O que os pesquisadores compreenderam com esse estudo é que o pensamento não criativo é algo que nos é ensinado.

A Apple, com uma experiência de 40 anos trabalhando ao lado de educadores para despertar o potencial criativo em cada estudante, desenvolveu o currículo Everyone Can Create ou Criatividade para todos. É uma série de cinco livros onde alunos de todas as idades aprendem novas habilidades e formas de se expressar através da música, do desenho, da fotografia e da produção de vídeo.

Um dos livros é um guia para o professor, que além de exemplos de atividades nos traz diversas ideias de como podemos integrar as habilidades criativas nos assuntos que já ensinamos todos os dias, como matemática, idiomas e literatura, história e estudos sociais, ciências e programação.

É assim que, além de incentivar os alunos a se engajarem e assumirem mais autonomia pelo próprio aprendizado, ajudaremos a devolver o potencial criativo de cada um. A criatividade que permitiu que a Apple se reinventasse tantas vezes e desenvolvesse tantos produtos que transformaram o mundo para sempre é a mesma que entregamos nas mãos de cada professor.

Entre em Contato

Augmented Reality e Apps educacionais

A mobilidade e o hardware avançado do iPad, o tornam um dispositivo único no mercado, capaz de promover uma experiência de ensino e aprendizagem totalmente inovadora.

Somando-se a isso, a App Store possui uma categoria exclusiva para a educação com milhares de apps educacionais onde os professores encontrarão um aplicativo para basicamente qualquer assunto que queiram ensinar, seja qual for a matéria.

O iPad também possui um sistema operacional pensado para realidade aumentada ou augmented reality (AR), que combina elementos virtuais com o mundo real. Com os objetos de estudo concebidos em três dimensões e com a interatividade dos dispositivos Apple, os alunos terão uma experiência fantástica no meio da sala de aula.

Alunos comprometidos com o próprio aprendizado e autores do próprio conhecimento, criativos, inovadores e detentores de habilidades essenciais. Coisas incríveis acontecem quando colocamos o iPad na sala de aula.

Entre em Contato
Apple para Gestores de TI Apple para Educadores Apple para Lideranças Apple para Acessibilidade Apple para Privacidade e Segurança Apple para Pais e Responsáveis Programação e criatividade Reconhecimentos Apple