É comum a criatividade ainda ser tratada como um talento inato e especial, presente normalmente nas produções artísticas. Porém, a dinâmica do século XXI já mostrou o quanto é importante que ela seja vista de outra forma: a criatividade pode ser desenvolvida por todas as pessoas e em qualquer idade, principalmente quando há estímulos adequados no ambiente familiar, social e escolar.
Hoje, ser criativo envolve domínio cognitivo, desenvolvimento socioemocional e capacidade de resolver problemas. Na prática, significa ter autoconhecimento, ser resiliente, interagir socialmente, saber se comunicar, não ter medo de errar, ser curioso, realizar suas próprias descobertas, experimentar, investigar, saber elaborar ideias, apresentar diferentes soluções aos mesmos problemas, ser empático e interessado, entre diversas outras formas de ser e fazer. É o famoso “pensar fora da caixa”.
Nesse contexto, o papel da escola é extremamente importante, uma vez que pais e responsáveis podem não ter o grau de conhecimento ou recursos necessários para inspirar este despertar, cabendo à instituição a tarefa de oferecer condições não só voltadas ao cognitivo, mas também para o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma vida futura autônoma, responsável, com capacidade para encarar os desafios e seguir aprendendo em qualquer idade.
Apesar da prática criativa ainda não ser comum nas escolas do país, a necessidade de conformidade com a BNCC é um importante estímulo para esta mudança, uma vez que a criatividade é parte das competências socioemocionais propostas na Base Nacional Comum Curricular.
O que os alunos ganham efetivamente, hoje, com a criatividade na escola:
- A criatividade é essencial para o desenvolvimento cognitivo;
- Pode ser aplicada a todas as áreas do conhecimento, em qualquer série e em qualquer atividade;
- Aumenta a capacidade de solucionar problemas complexos;
- Permite novas formas de se expressar e de se relacionar;
- Promove autonomia e protagonismo;
- Desenvolve o pensamento crítico;
- Incentiva a colaboração e o interesse social;
- Facilita a conexão com a realidade do aluno;
- Prepara para um futuro com melhores oportunidades.
O estudo ”Criatividade na Aprendizagem” realizado pela Gallup, mostrou como as escolas dos Estados Unidos estão lidando com os desafios das práticas criativas em sala de aula e o papel da tecnologia neste processo. Apesar de realizado em outro país, os dados são importantes para análises intuitivas sobre a nossa própria realidade.
Avaliando até que ponto a criatividade está sendo aplicada nas escolas, o resultado mostra, no geral, que ainda podemos evoluir muito. A consciência sobre a importância do desenvolvimento desta habilidade é bastante difundida, embora na prática, apenas 13% dos educadores relataram conseguir usar a tecnologia de forma inovadora para estimular a criatividade.
Outro dado importante apontado é que os professores que praticam a criatividade na aprendizagem e usam a tecnologia de modo transformador têm maior probabilidade de ver resultados positivos para os alunos, com melhor desenvolvimento cognitivo e de autoconfiança. Mais de três quartos dos professores (77%) concordam que os alunos aprendem mais quando podem expressar o que sabem de forma criativa.
Já os professores cujos alunos usam dispositivos, como MacBook e iPad, de modo transformador apresentam 2,5 vezes mais probabilidade de praticar a criatividade na aprendizagem. Ou seja, a tecnologia abre novas possibilidades para que os alunos expressem sua criatividade de maneiras que não poderiam sem o seu uso: 75% dos profissionais entrevistados apontam que a tecnologia é a melhor forma de trabalhar a criatividade em aula.
A Gallup também conclui que as tecnologias educacionais ajudam os professores a atingir estes dois objetivos, se forem amplamente acessíveis aos alunos: alfabetização digital, com uso responsável e crítico, e desenvolvimento de criatividade.
São essenciais neste momento colaboração, treinamento e autonomia dirigida a educadores para que possam trazer mais criatividade ao aprendizado, unindo pessoas e tecnologias para uma nova cultura de inovação. Toda a comunidade escolar precisa estar alinhada e caminhando na mesma direção, pois o futuro depende das mentes criativas de nossos jovens.
Tornar as escolas mais criativas também é um objetivo da Sejunta, uma Apple Authorised Education Specialist apaixonada por tecnologia e educação. Apoiamos instituições para a implementação de tecnologias educacionais não só na esfera técnica e administrativa, mas também na pedagógica, encarando a criatividade como ferramenta para superar desafios e conquistar o sucesso. Sejunta com a gente nessa transformação!