Embora o uso de tecnologias não seja mais uma novidade no cotidiano das escolas, ainda permanece o desafio de fazer com que seu uso traga significado ao ensino e aprendizagem, promovendo transformações que vão muito além de um uso apenas substitutivo.
Desta forma, podemos considerar que o sucesso de um projeto de implementação tecnológica só poderá ser obtido mediante mudanças significativas no desenvolvimento dos alunos de forma global, na aderência dos educadores às trilhas de formação continuada em métodos inovadores de ensino, na facilidade de implementação e gestão do projeto pedagógico e tecnológico da instituição e no retorno sobre o investimento que será obtido com a aquisição das tecnologias.
A Sejunta, como especialista em tecnologias educacionais, acredita que a Apple oferece soluções completas para escolas que desejam obter esses resultados e trazer inovação ao ensino-aprendizagem.
Além disso, a Apple possui valores totalmente em afinidade com as demandas da sociedade atual, que precisa de suporte para mudanças que tragam mais cidadania, inclusão, igualdade de oportunidades, privacidade e sustentabilidade ambiental, investindo há mais de 40 anos no desenvolvimento de tecnologias pensadas para a educação.
Como um Apple Authorised Education Specialist, a Sejunta oferece apoio na implementação de tecnologias educacionais Apple nos aspectos pedagógico, técnico e de gestão, atuando de forma integrada e personalizada às necessidades e objetivos de cada instituição desde o desenho do projeto, até a implantação, acompanhamento, manutenção e avaliação de resultados.
E com a expertise adquirida com projetos que impactaram mais de 50.000 usuários em todo o Brasil, a Sejunta reuniu algumas dúvidas comuns às lideranças em suas fases iniciais de implementação, que serão respondidas neste artigo.
Por que usar tecnologia na educação?
O mundo é digital e as tecnologias já estão inseridas no cotidiano das pessoas, cabendo hoje, à escola, também o papel da alfabetização e do letramento digital, proporcionando fluência com segurança e pensamento crítico.
As tecnologias potencializam o desenvolvimento global do estudante, o colocando no centro do processo de aprendizagem e o apoiando em novas formas de aprender, ensinar, compartilhar, colaborar e refletir. Além disso, desenvolve habilidades e competências essenciais para o presente e futuro deste aluno, como criatividade, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas complexos.
O estudo “Resultados do iPad e do Mac na Educação”, de junho de 2022, mostrou como essas tecnologias têm impactado crianças e jovens em todo o mundo. Confira algumas conclusões:
Motivação e engajamento: instituições de ensino que usam tecnologias Apple realizam transições para ensino remoto, híbrido ou assíncrono de forma descomplicada e sem prejuízos à aprendizagem, fomentando ambientes criativos, acessíveis e engajadores que continuam atraindo os estudantes em qualquer momento e ambiente.
Colaboração e feedback: os resultados apontaram como o uso de recursos Apple propiciaram uma comunicação mais aprofundada e personalizada, possibilitando que a aprendizagem acontecesse em ambientes cada vez mais móveis e sem o uso de papel.
Conquistas acadêmicas: foram identificados melhores resultados nas avaliações e aumento de projetos realizados por estudantes com aplicações no mundo real.
Produtividade e eficiência: as histórias de produtividade e eficiência encontradas descrevem algumas formas que as tecnologias da Apple ajudaram na eficiência e economia das instituições.
A head de tecnologias educacionais da escola Lourenço Castanho, Tatiana Mendes, no podcast da Sejunta, destacou que as tecnologias ampliam a nossa capacidade de “fazer”, dando voz, empoderamento e protagonismo, essenciais a uma educação transformadora.
As tecnologias educacionais não substituem. Elas são aliadas de boas práticas e competências tradicionais para potencializar o ensino e a aprendizagem. Elas, por si só, não transformam a educação - a diferença será encontrada na forma pela qual será utilizada.
Por que dados são essenciais para a gestão do meu projeto?
A realidade do mundo corporativo já chegou à educação: não há como fazer uma gestão eficiente sem dados e monitoramento. O acesso à informação gera agilidade, confiabilidade e segurança na tomada de decisões, além de otimizar o tempo dando oportunidade ao gestor para se dedicar a ações mais estratégicas.
Os dados oferecidos pelas tecnologias Apple e pela Sejunta, por meio da sua dashboard, oferecem não só ao gestor escolar informações essenciais para o acompanhamento e sucesso do projeto, mas também aos educadores, que podem administrar melhor suas jornadas formativas e as aulas em classe, acompanhando em detalhes as realizações dos alunos, individualmente ou em grupo.
Adalberto Castro, Supervisor de Tecnologia Educacional do grupo SEB, também em sua participação no podcast, destacou a importância dos dados em sua atuação como educador apontando como as tecnologias educacionais lhe permitem sair da aula com dados suficientes para saber como e quanto os seus alunos aprenderam, dando subsídios para planejar os próximos passos.
A oferta de dados também é essencial para a personalização e inclusão no ensino, oferecendo ao educador a possibilidade de entender como cada estudante precisa ser acessado para desenvolver de forma plena a sua potencialidade.
E falando em acessibilidade, a Apple é reconhecida mundialmente por esta preocupação, oferecendo recursos nativos em seus dispositivos para que todos os alunos possam criar, aprender e se desenvolver, sem exceções.
O meu professor está preparado para usar a tecnologia?
As escolas, de forma geral, possuem em suas equipes docentes de diferentes gerações e com o avanço muito rápido no desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, todos viveram e/ou aprenderam numa época ainda analógica.
Portanto, é compreensível que alguns ainda se sintam intimidados pela tecnologia e também com o fato de que, em certos momentos, o aluno tem mais habilidade para lidar com estes novos recursos do que ele próprio.
E com esta insegurança de não dominar as ferramentas disponíveis na instituição, parte dos professores segue fazendo um uso apenas substitutivo, deixando de explorar as inúmeras vantagens que a tecnologia pode oferecer ao ensino-aprendizagem.
A tecnologia deve trazer inovação e, assim, melhores resultados para as experiências de aprendizagem. E já estando tão presentes na vida dos alunos, o papel dos educadores nesta jornada por um uso crítico, reflexivo e voltado para descobertas significativas é de grande responsabilidade.
Para que possam exercer o seu papel da melhor forma, como um dos principais agentes de uma nova cultura digital, os docentes precisam do apoio das lideranças. E as lideranças, por sua vez, têm este apoio da Sejunta.
Para capacitar, motivar e engajar os professores, a Sejunta oferece trilhas de desenvolvimento profissional que consistem em eventos e encontros presenciais formativos, atendimento online com fácil agendamento e mais de 30 cursos voltados para tecnologias Apple e educação em sua plataforma, sendo toda a formação continuada conduzida por especialistas em educação e tecnologia certificados pela própria Apple.
Como engajar a comunidade escolar?
As tecnologias Apple oferecem fundamentação pedagógica, privacidade e segurança para serem bem aceitas por responsáveis, alunos e professores, além de serem tecnologias fáceis de implementar, seguras e escaláveis. Ou seja, é uma tecnologia que agrada e oferece vantagens a todos dentro da comunidade escolar.
Os dispositivos Apple são intuitivos, fáceis de usar desde o primeiro contato por estudantes de todas as idades e por professores de qualquer nível de conhecimento digital. Basta tocar, deslizar, arrastar e soltar para mover textos, fotos e documentos com facilidade.
Enquanto isso, a Apple é reconhecida mundialmente por sua preocupação com a segurança e privacidade de seus usuários, oferecendo recursos nativos de proteção e ferramentas para que os profissionais de TI possam gerenciar regras de utilização com facilidade e escalabilidade, garantindo o uso dos dispositivos apenas para objetivos pedagógicos.
Quando um aluno ou professor recebe seu iPad ele já está pronto para o uso, mesmo que tenha sido retirado diretamente da caixa, pois todo o processo de configuração dos dispositivos é realizado à distância e com segurança, por meio da tecnologia zero touch (sem toque) da Apple.
Além de todos esses aspectos, existe todo um ecossistema Apple desenvolvido especialmente para a educação e é preciso, para engajar a comunidade, que as lideranças informem os benefícios desta decisão, aprimorando a comunicação, oferecendo transparência no processo e oportunidade de colaboração, fazendo da implementação um processo empático em que todos se sintam acolhidos.
Concluindo, são as lideranças que devem estimular e mobilizar as mudanças, com a sintonia e a sincronia da comunidade escolar e por meio de um planejamento cuidadoso.
Apesar da educação ser um movimento coletivo, cada escola possui características únicas e por isso enquanto a tecnologia Apple traz inovação, a Sejunta traz facilidade para a implementação.
Com um projeto completo e personalizado, a Sejunta torna a tecnologia Apple acessível sob os pontos de vista pedagógico, técnico e financeiro a qualquer instituição interessada em transformar a educação.
Também facilita a aquisição com soluções que cabem em todos os orçamentos, por meio de modelos flexíveis que vão além da venda direta, como planos de locação e leasing, que apresentam diversos benefícios para o controle e economia do investimento (inclusive benefícios fiscais).
A Sejunta apoia escolas na implementação de tecnologias Apple oferecendo um conjunto de serviços exclusivos no mercado. Confira no e-book “Tudo o que você precisa saber para começar seu projeto de tecnologia educacional” mais informações sobre tecnologias educacionais, primeiros passos da implementação e também os resultados de sucesso de escolas apoiadas pela Sejunta.
E para saber mais sobre a Sejunta, consulte um de nossos especialistas.
Sejunta com a gente!