Educação | 3 minutos de leitura

Use a tecnologia para transformar, não para substituir

27 de July de 2022
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Quando usamos programas e aplicativos para escrever textos, por exemplo, a tecnologia está apenas substituindo a caneta e o papel, não oferecendo estímulo criativo para a produção.

Ao pensar a tecnologia como meio para inovar a educação muitas portas se abrem, com infinitas possibilidades para um ensino-aprendizagem mais estimulante, engajador e rico para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais tão necessárias ao mundo de hoje.

Mesmo as tarefas tradicionais podem ser muito mais valorizadas ao usar recursos tecnológicos que permitem diferentes e mais criativas formas de se expressar, além de atender aos anseios de uma geração que tem prazer em dividir e apresentar as suas descobertas para o mundo.

Alunos do projeto Formando Leitores do Grupo Educacional Pro Campus de Teresina (PI), uma Apple Distinguished School apoiada pela Sejunta, já produziram mais de 300 livros digitais (inclusive publicados no Apple Books ). Esse é um exemplo de uso transformador da tecnologia, que promoveu experiências inovadoras que permitiram enriquecer produções escritas com imagens, narração, recursos gráficos e até trilha musical para abrilhantar ainda mais os textos.

O estudo Gallup “Criatividade na Aprendizagem” relacionou a criatividade ao uso transformador das tecnologias educacionais e mostrou que professores que as utilizam com proficiência são mais inspiradores, desenvolvendo alunos mais confiantes e trazendo para a aprendizagem os melhores resultados: “... seus alunos demonstram um grande sortimento de metas de aprendizagem e desenvolvimento, incluindo o ganho de autoconfiança, a utilização de seus pontos fortes únicos e o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e de resolução de problemas.”

Dentre muitas outras informações de valor, o estudo também apontou que mais de 80% dos professores afirmam que os projetos que incorporam tecnologia em caráter transformador são melhores do que as tarefas tradicionais, uma vez que tornam possível personalizar o aprendizado dos alunos, levando-os ao protagonismo de suas descobertas e ajudando-os a conectá-los ao mundo real.

E quais são as possibilidades que a tecnologia oferece para a inovação do ensino? O artigo “Como usar a tecnologia para inovar em sala de aula” apresenta exemplos que vão da esfera pedagógica à técnica, dando dicas para aplicar as tecnologias educacionais de forma transformadora.

Além disso, é importante ressaltar o papel das metodologias ativas neste cenário. Essenciais para o desenvolvimento do protagonismo do aluno, também são estratégias potencializadas pela tecnologia e que têm a criatividade em sua essência.

Para conhecer um pouco mais sobre as mais usadas atualmente, confira os artigos sobre metodologia TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), modelo SAMR (que é um acrônimo para Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição), Taxonomia de Bloom e Cone da Experiência .

Infelizmente, muitas escolas ainda usam a tecnologia apenas de forma tradicional e estão deixando de aproveitar todo o potencial de inovação e criatividade que está em suas mãos.

A Sejunta quer mudar isso e trazer para o ensino-aprendizagem mudanças significativas por meio de uma nova cultura digital, conectada com o presente e o futuro dos alunos. Sejunta com a gente nessa transformação!