As empresas querem que os computadores protejam os dados da organização e a integração de hardware e software torna os dispositivos Apple mais confiáveis e seguros para os negócios. A Apple desenvolve o hardware e o software e essa integração funciona como um grande agente de defesa dentro das empresas, trabalhando em conjunto para proporcionar aos colaboradores de sua empresa a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, com acesso a todos os recursos e de maneira segura.
Os computadores com o chip M1 proporcionam a segurança mais avançada em comparação com qualquer computador pessoal, visto que ele conta com uma inicialização segurada verificada por hardware, criptografia automática de alto desempenho para todos os arquivos e proteções de segurança integradas à arquitetura.
Nos principais dispositivos para o trabalho, como o MacBook Air e o MacBook Pro, os colaboradores podem desbloquear o sistema com segurança ao utilizar a sua digital com o Touch ID. A digital e outros dados são armazenados digitalmente como dados matemáticos no Secure Enclave e não são compartilhados com a Apple e nem com qualquer outra parte do macOS, incluindo os apps. Este mecanismo de segurança está presente também nos dispositivos iOS e iPadOS.
Entre em ContatoA segurança dos dispositivos Apple começam na comunidade de desenvolvedores. Todos os desenvolvedores de apps para Mac, iPhone, iPad e entre outros dispositivos, precisam pertencer ao Apple Developer Program para ser capaz de publicar apps na App Store. A Apple valida a identidade de cada desenvolvedor que se candidata ao programa e emite um certificado de ID desenvolvedor exclusivo para cada um que for aceito no programa. Este ID é utilizado para assinar os apps e esta mesma assinatura permite que o macOS verifique se os invasores violaram algum app baixado, por exemplo. Se a assinatura original e as informações do app no certificado não corresponderem, o app não será executado como mecanismo de defesa.
Além do desenvolvedor, todo e qualquer app publicado (ou atualização de um existente) na App Store é analisado antes de ser aceito e oferecido na loja. Este mecanismo permite que o sistema operacional verifique se os apps foram violados e se são seguros para uso, visto que a Apple os assina quando aprovados. A Apple aprova somente apps que atendem todos os critérios de análise, que consideram fatores de segurança, experiência de usuário, otimização, acessibilidade e entre outros. Caso a Apple encontre algum problema em um app, ele será reprovado ou removido da App Store.
O macOS eleva a segurança do usuário a outro nível. O próprio sistema operacional coloca cada app da Mac App Store instalado em seu próprio sandbox, isto é, garante que o app não acessará recursos do sistema como arquivos dos sistema, câmera ou microfone sem a sua permissão. O sandbox impede também que um app leia os dados de um funcionário sem solicitação prévia, protegendo a privacidade de seus colaboradores. Caso um app seja comprometido por um software mal-intencionado, o sandbox o bloqueará automaticamente para manter o computador e as informações nele em segurança. Apps que são baixados por fora da Mac App Store também poderão ser inseridos em um sandbox pelo macOS, caso os desenvolvedores habilitem esta opção.
Entre em ContatoO malware é um software intencionalmente desenvolvido para causar danos e coletar dados de dispositivos e outros softwares e baixar um malware é uma maneira comum de sofrer ataques em computadores de empresas. O macOS inclui uma medida de segurança integrada chamada XProtect, que trabalha na detecção de malware baseada em assinatura e bloqueia a instalação de malware encontrados. O XProtect é atualizado automaticamente para manter as defesas do Mac atualizadas.
O macOS conta também com uma ferramenta de remoção de malware para remover infecções em casos de contaminação por malware. A Apple envia atualizações do macOS para remover o malware instalado dos sistemas configurados e permitir as atualizações de segurança automáticas. Assim que a ferramenta de remoção receber as atualizações de segurança mais recentes, o malware será removido na próxima reinicialização.
Entre em ContatoTodas as atualizações de sistema operacional dos produtos Apple são gratuitas e as versões mais recentes estão disponíveis para grande parte dos dispositivos, mesmo que mais antigos. Os dispositivos Apple verificam todos os dias se há atualizações disponíveis e as empresas podem configurar o Mac para baixar e instalar automaticamente os arquivos mais recentes, que podem incluir atualizações do sistema e de segurança, atualizações do XProtect e da ferramenta de remoção de malware.
A Apple assina todas as atualizações e o sistema operacional macOS, iOS e iPadOS verifica as assinaturas para garantir que invasores não alteraram a versão do sistema. Caso em alguma verificação for identificado que o sistema operacional está alterado e não seja aprovado, o dispositivo não instala o software o mantém seguro.
Além de atualizações de segurança do próprio sistema, as atualizações de sistema operacional dos produtos Apple proporcionam novos mecanismos de defesa para outros recursos disponíveis pela Apple, como é o caso de app nativos e também do iCloud.
Entre em ContatoÉ muito comum colaboradores de empresas precisarem de acesso à internet para realizar suas tarefas e os dispositivos Apple proporcionam a melhor experiência para as empresas. O Safari dificulta que empresas externas e anunciantes identifiquem e rastreiem o comportamento online de usuários em geral, incluindo corporativos.
O Safari também impede que conteúdos integrados como widgets de comentários e botões de compartilhamento rastreiem os usuários sem permissão. O Safari torna a pegada digital de cada usuário não identificável, o que dificulta o rastreamento e coleta de dados sem a permissão do usuário.
Entre em ContatoPara mais informações sobre o projeto Apple nos Negócios, envie um email para [email protected] com a sua dúvida. Conte com o apoio da Sejunta para desenvolver o seu projeto.