Educação | 5 minutos de leitura

Os benefícios dos modelos de implementação Apple para as etapas de ensino da Educação Básica

21 de July de 2019
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Nós sabemos que há diferentes tipos de tecnologia educacional disponíveis atualmente para os diversos perfis de instituição de ensino, assim como diversos modelos de implementação de tecnologia Apple: iPads, Macs, um por aluno ou até mesmo compartilhado. Como então escolher qual modelo de implementação fazer na sua escola?

Há muitos fatores para se ponderar ao responder essa pergunta, mas o mais central deles é a etapa de ensino da Educação Básica. Dependendo da etapa, alguns modelos de implementação Apple trazem mais benefícios e proporcionam as melhores experiências de aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para os alunos, dependendo dessas etapas.

Para te ajudar a responder essa questão vamos explicar neste artigo alguns modelos de implementação de tecnologia Apple que trazem mais benefícios ao processo de aprendizagem de acordo com as etapas de ensino da Educação Básica.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, a integração da tecnologia Apple na sala de aula é particularmente interessante pois as crianças de até cinco anos são o que conhecemos como "nativos digitais", ou seja, já nasceram em um mundo repleto de tecnologias digitais. Você já observou com essas crianças desde muito cedo já sabem manusear dispositivos como o iPad e o iPhone? Pois é! Eles já demonstram familiaridade com os gestos da tela touch screen sem muitas vezes terem sido ensinados.

Exatamente por terem tanta facilidade com o uso da tecnologia digital que é tão importante integrá-las na sala de aula. Só assim é possível ensinar e guiar essas crianças pela utilização apropriada e saudável da tecnologia.

O modelo de implementação que se mostra extremamente benéfico neste cenário da Educação Infantil é o de iPads compartilhados. Nesse modelo, a escola adquire carrinhos com uma determinada quantidade de iPads que funciona como um laboratório móvel. Com isso, várias salas da Educação Infantil pode utilizar os mesmos iPads em horários diferentes.

O modelo compartilhado também é muito benéfico para a instituição de ensino em uma perspectiva de investimento em hardware. Nós explicamos melhor como funciona a implementação de iPads compartilhados neste post aqui.

Integrar iPads compartilhados nas salas de Educação Infantil também geram a possibilidade de um trabalho colaborativo entre os alunos, desenvolvendo também desde muito cedo nas crianças habilidades importantes no mundo atual como a colaboração e a criatividade. Aliás, esse modelo na Educação Infantil geram oportunidades de aprendizagem incríveis para implementar projetos do Everyone Can Create.

Ensino Fundamental

Já no Ensino Fundamental, é possível integrar ainda mais a tecnologia ao ensino das disciplinas. Além disso, os alunos já estão em certa idade que os permitem levar o dispositivo móvel para casa com responsabilidade. Nesse cenário, o modelo de implementação de iPads um por aluno, ou 1:1 como chamamos comumente, está se mostrando em muitas escolas para o modelo que mais traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem neste ciclo.

Isso porque os iPads 1:1 permitem que os alunos tenham experiências de aprendizagem criativas dentro e fora da sala de aula, desenvolvendo habilidades e competências importantes - como a própria colaboração à distância e conectividade.

O ecossistema da Apple e os recursos disponibilizados no Apple School Manager deixam a experiência de aprendizagem mais segura e fácil também. No portal do Apple School Manager, a escola pode criar os chamados Managed Apple IDs que, quando logados no iPad, criam um ambiente digital relacionado exclusivamente para objetivos educacionais. Ou seja, mesmo que o aluno esteja em sua casa ou em qualquer outro lugar, ele continua tendo acesso aos trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos no aplicativo Schoolwork, ou no LMS da escola e demais apps em cloud instalados pela instituição de ensino no dispositivo.

Nós acompanhamos em escolas de todo Brasil o quanto esse ecossistema permite que os alunos aprendam uma das competências mais importantes atualmente: resolução de problemas complexos por meio da criatividade. Com os iPads em mãos, a orientação educacional e os recursos necessários, os alunos podem, em qualquer lugar, encontrar soluções criativas para os projetos desenvolvidos na escola.

Ensino Médio

Nesse ciclo, os alunos passam pela intensa preparação para o vestibular, para o ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho. Sendo assim, eles estão desenvolvendo habilidades não só técnicas como comportamentais para o futuro que se aproxima.

Neste sentido, os computadores Mac estão se mostrando os dispositivos que mais impactam positivamente durante esse ciclo de estudo, na medida em que possibilitam experiências de aprendizagem que muito se assemelham ao que eles irão viver no futuro. No modelo de implementação de computadores Mac na escola, os alunos do Ensino Médio utilizam esses dispositivos durante as aulas para trabalharem em projetos e estudos mais aprofundados que podem ser até mesmo acessados de casa.

Os computadores Mac permitem que os alunos acessem um ecossistema com aplicativos e softwares que o ajudam a aprender mais e melhor, sobretudo as competências que devem ser desenvolvidas pensando no futuro do trabalho.

Os Macs são ótimos dispositivos para implementar projetos avançados de coding, desenvolvendo e aprimorando ainda mais iniciativas como o Everyone Can Code na sua instituição de ensino. Nós temos um artigo que fala mais sobre porque implementar o currículo de programação na sua escola é um diferencial e tanto.

Há diversas possibilidades para a implementação Apple na sua escola, mas esses modelos vem se destacando entre as instituições de ensino que estamos acompanhando. Tem alguma dúvida sobre qual modelo de implementação Apple fazer em cada etapa de ensino na sua escola? Manda uma mensagem que a gente marca uma conversa pra te ajudar!