Conheci de perto inúmeras escolas que adquiram laboratórios móveis de iPads nos últimos anos. Muitas delas, compraram menos de 50 dispositivos Apple para dar o passo inicial na adoção dessa tecnologia tão poderosa na sala de aula.
Nós sabemos, e já falamos aqui no blog, que o modelo de implementação de iPads compartilhados pode ser realmente uma boa estratégia para começar a adotar a tecnologia nas aulas, utilizando diversos modelos de aprendizagem.
Ampliar o projeto de tecnologia educacional, chegando até a implementação de um programa de um dispositivo por aluno (1:1), é um dos anseios de grande parte das instituições de ensino. Mas como dar esse próximo passo tão importante?
Muitos profissionais de TI e TE, assim como educadores e gestores da equipe pedagógica, nos perguntam frequentemente sobre as melhores estratégias para dar esse salto com seus programas de iPad.
Por isso, vamos reunir neste artigo as principais estratégias que você precisa colocar em prática para ampliar seu programa de iPads, elevando ainda mais a aprendizagem na sua escola.
Mas antes, quero recordar que qualquer projeto de tecnologia educacional engloba três áreas muito importantes da instituição educacional: a área pedagógica, a de tecnologia e a de gestão educacional. Sendo assim, desenvolver uma boa integração e sinergia entre esses times será chave para o sucesso do seu programa de iPads.
Seu Projeto Político Pedagógico (PPP) está alinhado com o crescimento do seu Programa de iPads?
Sem dúvidas, a área Pedagógica é fundamental para que o programa de iPad cresça na sua instituição de ensino - principalmente se você for ampliar seu projeto do modelo compartilhado para o modelo 1:1.
Isso porque o novo modelo tornará possível que todos os professores utilizem os iPads diariamente em todas as aulas, impactando em toda dinâmica do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, é imprescindível que você avalie se a ampliação do programa de iPads está de fato alinhado com o Projeto Político Pedagógico da sua escola.
Muitas instituições de ensino enfrentam situações conflituosas quando esse alinhamento não é realizado, então não pule esta etapa tão importante!
Além disso, a área pedagógica deve estar atenta às necessidades que podem surgir por parte do corpo docente da instituição de ensino. Será que os professores se sentem preparados para esse salto? Responder a essa pergunta é essencial para que você amplie seu programa de iPads de forma bem sucedida.
Um dos caminhos mais eficazes para preparar e motivar os professores é oferecer capacitações e treinamentos para o uso da tecnologia Apple no contexto educacional. Sem dúvidas, aplicar o conhecimento na prática de sala de aula farão com que eles se sintam mais confortáveis e mais confiantes para integrar a tecnologia a mais planos de aula.
Seu time de TI está otimizando processos para implementação e gestão dos dispositivos Apple?
O departamento de tecnologia da escola é um dos mais importantes para que a ampliação do programa de tecnologia Apple seja bem sucedido. Por isso, é necessário que o time de TI tenha ferramentas que ajude a escalar o programa de forma eficiente e eficaz.
Vejo que muitas escolas com menos de 50 dispositivos Apple ainda não fazem uso de ferramentas que auxiliam muito na rotina diária da gestão do programa de tecnologia educacional, como o portal Apple School Manager e as soluções de gerenciamento remoto de dispositivos móveis (MDM).
Para ampliar seu programa de tecnologia Apple é fundamental utilizar essas duas ferramentas, pois a integração delas resulta em uma redução significativa no tempo de implementação e configuração dos iPads e computadores Mac, reduzindo assim os custos gerais da adoção da tecnologia.
Conhecemos escolas que reduziram pela metade o tempo de configuração inicial dos dispositivos só com a implementação adequada do Apple School Manager integrado à solução de MDM. Se você ainda não conhece essas soluções, nós temos blog posts que explicam com detalhes o funcionamento do Apple School Manager, assim como o que é a solução de MDM.
Como o Apple School Manager ajuda a implementação de iPads na sua escola
Entenda porque a solução de MDM é essencial para a implementação Apple
Como está a Gestão Educacional do programa de tecnologia Apple da sua escola?
A gestão do programa de tecnologia educacional, levando em consideração todos os seus aspectos, também deve ser analisado quando um crescimento como este é considerado.
Neste ponto, a compra dos dispositivos é um dos pontos centrais da expansão do programa de tecnologia Apple - a não ser que sua escola opte por implementar o modelo BYOD, o que também é uma possibilidade, sobretudo com o lançamento recente feito pela Apple do User Enrollment, ou enroll por usuário. (Você pode ler mais sobre isso aqui).
É fundamental avaliar os benefícios oferecidos pelos revendedores e também parceiros oficiais da Apple, que muitas vezes oferecem melhores condições de pagamento para instituições de ensino.
Além disso, é sempre recomendada a análise do ROI da compra desses novos dispositivos, levando em conta aspectos como durabilidade dos iPads, baixo custo de manutenção, alto nível de segurança da informação, menor custo com acessórios e aplicativos, entre outros aspectos.
Em conjunção a todas as ações que já mencionamos aqui neste artigo, é muito importante que a gestão educacional defina um cronograma para a nova implementação junto aos times de TI e pedagógico, destacando itens como capacitações aos professores, configuração inicial dos dispositivos, comunicação com a comunidade escolar, entrega dos iPads e/ou computadores Macs aos alunos, etc.
Você perceberá que muito será otimizado neste cronograma, se a análise do PPP, assim como a integração do Apple School Manager com a solução de MDM, foram feitos anteriormente.
Essas são apenas algumas dicas para ampliar o programa de iPads na sua escola. Até o final de outubro, a Sejunta está oferecendo suporte gratuito para as escolas que utilizam tecnologia Apple. Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para gente no nosso canal oficial de Suporte